terça-feira, março 18, 2008

Omelete rápida



Forçada a uma dieta hiperprotéica por alguns dias, os ovos tiveram que fazer parte da minha dieta. Rolou até albumina em pó, ou seja, quase uma farinha de ovo, se me permitem... Para quem não conhece, é algo que parece um leite em pó, só que tem cheiro de ovo, já que é o próprio, em sua forma desidratada. não é nenhuma iguaria, mas batido no liquidificador com leite, muito chocolate em pó e gelo, dá para encarar...
Enfim, voltando aos ovos... Como eu precisava de muitas proteínas, nada melhor que clara de ovo. Parêntesis - sinto-me obrigada, neste momento, a fazer uma leve digressão sobre minha relação com os ovos... posso???
Quando criança, Mainha me obrigava a comer aquele ovo cozido que fica com a clara dura e a gema mole - aqui em Recife a gente chama de "ovo à la coq"... Cara, eu odiaaaava aquilo, e todo dia gritava quando ela me forçav a a comer o tal ovo! Eca! Traumatizei até hoje...
Talvez por conta disso, ovo para mim tinha que ser mexido, e beeem sequinho. Fritava-o (sempre na manteiga ou margarina, se me fizesse com óleo, eu não comia... ) mexido e sequinho, e comia amassadinho com catchup... Isso memso, com catchup!!! kkkkkkk
Outra forma de preparo que eu gostava era o de Vó Nira: ela também fazia mexido, mas acrescentava pedacinhos de queijo e presunto - hoje eu vejo que era o precursos das omeletes que hoje tanto me encantam...
Também gostava de comer quando o ovo era frito normal, sem quebrar, e a gema ficava pouco mole (se fosse muito mole, eu associava ao ovo a la coq). Agora, tinha um detalhe: este tipo eu só comia se acompanhasse um pãozinho assado, e café com leite.
Por fim, devo dizer que ODEIO, ABOMINO aquele ovo de americano, que leva leite e é bem molengão, parecendo cru. Eca! Detesto, mas Marido adora, então, em nome do amor, eu às vezes faço desse para ele. Sigo a dica do Panelinha, e misturo os ovos com creme de leite. Só não faço em banho-maria, pois tentei mas demora muito, e no fogo baixo normal também dá o memso efeito.
Afff... que verborragia!!! Vamos voltar à omelete, né?
Pois bem, para fazer essa daí, que serve de acompanhamento de pães gostosos e/ou torradas para duas pessoas normais, eu usei:
- 2 ovos
- 2 fatias de peito de peru defumado light
- 2 fatias de mussarela
- sal e pimenta do reino
- algumas folhinhas de manjericão
- manteiga para fritar
Para fazer omelete, meu Deus, não há nada mais simples!!!
Numa vasilha de vidro a gente mistura bem os ovos, preferencialmente com um Fouet (pq nem todos têm a destreza de meu avô com garfos, inclusive eu!), coloca o presunto e o queijo picadinhos, o manjericão rasgado com as mãos e tempera com o sal e a pimenta.
Derrete a maneteiga, derrama lá a mistura de ovos, e deixar firmar.
Quando firmar, vira com uma espátula, para assar o outro lado - eu já disse aqui, hoje, que gosto de ovo beeem assadinho? isso tb se aplica às omeletes.
E tá pronto! É só comer. Tem coisa mais fácil não, né?

Marcadores: , , , ,