segunda-feira, outubro 23, 2006

Bolinho de goma

Aqui no Nordeste, especialmente em Pernambuco, há uma iguaria muito típica, que não sei se existe no Sul/Sudeste: bolinho de goma.

Trata-se de uns bolinhos, que podem ter a forma de bolinhas, cobrinhas ou conchinhas, e são feitos com leite de coco, amido de milho e açúcar.

Eu, infelizmente, nunca tentei fazê-los, mas comer... é comigo mesma!!! Aliás, eu FELIZMENTE nunca os fiz, pois se fizesse... ia ficar difícil passar na porta de casa, pois pra mim eles são como aqueles famosos salgadinhos: é impossível comer um só!

Hoje tive uma ótima surpresa: fui agraciada, pelo administrador do prédio em que meu escritório fica, com um enorme pote plástico, cheinho de bolinhos feitos com todo carinho por D. Berenice, sua esposa.

Procurei a receita, e achei esta aqui, que parece mesmo ser a "original", pois tem os ingredientes que sempre ouvir dizer que eram usados no preparo dos bolinhos:


Ingredientes:

1 kg de amido de milho
2 gemas de ovo
250g de açúcar
30g de sal
250g de margarina
leite de coco (não tem uma quantidade certa, use o suficiente para que a massa adquira o ponto)

Modo de preparo: Misture gema de ovo, açúcar, sal e margarina numa bacia. Aos poucos, acrescente o amido de milho e o leite de coco, misturando com a mão para dar o ponto da massa. Depois que a massa estiver bem misturada, faça uma tira e corte com tesoura de papel. Leve ao forno por 30 minutos.



Meu bolinho de goma Modo de fazer os bolinhos em conchinhas