terça-feira, outubro 17, 2006

Casquinho de siri de frango


Não se assuste!!!
O nome da receita é esse mesmo, mas no fim das contas não tem nada a ver com isso - pelo menos, não teve para mim...
Como eu disse, fomos pegos desprevenidos com a quantidade de convivas em casa, e aí, na exata hora em que conversava com mainha sobre isso, a Ana Maria fez a chamada da tal receita.
Confesso que estranhei, e fiquei esperando pra ver a gororoba que ia sair dali. Mas num é que o negócio é bom, nega? Afff...
Vou copiar abaixo a receita que tem no site, mas aqui vão as minhas personal-dicas-tabajara:
* achei o tomate meio dispensável no babado. Sei lá, fica uma imagem meio estranha, e não creio que tenha agregado muito sabor à receita...

* o meu foi feito e colocado numa travaessa normal, como se fosse um creme de frango. Pegávamos de colher, normal, poderia ser o prato principal de um almoço sem problemas.

* eu polvilhei queijo ralado, e levei ao fogo pra gratinar. Ficou tudo.

* o azeite de dendê foi substituído, usei só um aromatizado com alho para refogar o frango, e mais nada, nem no final, como eles aconselham.

* se o seu creme empelotar, don´t panic: coloca no liquidificador, que eu juro que não conto a ninguém. No começo é chatinho mesmo, mas depois a gente pega a manha com le fouet...

* creio que a receita fique boa ao se acrescentar um milhozinho. Aqui não rola - mainha e marido odeeeiam comida com milho!!! E eu aaamo milho na comida, mas...

* por fim, penso que se sobrar um franguinho do almoço, é perfeitamente possível desfiá-lo e misturar ao creme. Deve ficar super saboroso e, dependendo da necessidade, renderá mais.

Bem, como vocês vêem, a receita pra mim virou simplesmente creme de frango, nada a ver com casquinha de siri de frango, né?

E detalhe: adorei o fato de usarmos o roux e o fouet nela. Cês entenderam, né? :)

Segue aqui a receita original, retirada de www.maisvoce.globo.com

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de manteiga - ½ cebola picada- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo- 1 tablete de caldo de frango dissolvido em 600 ml de leite- pimenta-do-reino branca moída a gosto - 2 colheres (sopa) de azeite- 400 g de filé de frango picado na ponta da faca- 1 dente de alho picado- pimenta malagueta picada a gosto- 2 tomates bem maduros sem sementes e picados- coentro e cheiro verde (salsinha e cebolinha) picados a gosto- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê- sal a gosto- 2 colheres (sopa) de farinha de rosca misturada com 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Numa panela em fogo médio derreta manteiga e acrescente cebola picada. Refogue um pouco e junte farinha de trigo. Misture, dourando levemente. Adicione aos poucos caldo de frango dissolvido em leite, mexendo bem. Retorne ao fogo e, sem parar de mexer, espere o molho engrossar. Em seguida, tempere com pimenta-do-reino branca moída a gosto. Reserve. Numa outra panela, esquente azeite e junte filé de frango picado na ponta da faca. Frite até dourar. Em seguida, adicione alho picado, pimenta malagueta picada e misture, deixando-o refogar levemente. Acrescente tomates bem maduros sem sementes e picados, coentro e cheiro verde (salsinha e cebolinha) picados e refogue mais um pouco. Incorpore o molho branco (reservado acima) e azeite de dendê. Cozinhe por mais 1 minuto, em fogo médio, mexendo até o molho engrossar bem. Acerte o sal.