segunda-feira, outubro 23, 2006

Macarrão

Estava eu aqui passeando pela rede, quando entrei num site bem legal, que tem diversos tópicos sobre um mesmo tema: macarrão.

Futucando por lá, garimpei umas dicas que achei de utilidade pública, pois embora sejam bem comuns, às vezes não temos nem idéia de que elas existem, como por exemplo a quantidade de água para cozimento, e a quantidade de massa por pessoa. Seguem as que achei mais interessantes:

1. Para cada 100g de macarrão, o ideal é utilizar 1 litro de água, portanto, para 500g de macarrão, o correto é que se utilize 5 litros de água. Use sempre uma panela grande. Quando a água estiver fervendo, coloque o macarrão e uma colherinha de chá de azeite e outra de sal para mantê-lo mais solto, mexendo cuidadosamente nos primeiros segundos.

2. Mantenha o fogo forte do início ao fim do cozimento. O macarrão deve ser sempre cozido "al dente", ou seja, firme e consistente.Também devemos lembrar que seu cozimento continua fora da água, até o resfriamento. O tempo de cozimento do macarrão vem, normalmente, indicado na embalagem. O normal é que leve de 8 a 11 minutos.

3. Não refresque o macarrão em água fria, somente no caso de saladas.

4. Para cada pessoa, calcule de 80 a 100 gramas de macarrão cru.Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para 250 gramas.

5. Nunca aqueça o macarrão, mesmo que seja em banho-maria.

6. Não quebre o espaguete para colocar na água.

7. O macarrão deve ser servido, de preferência, imediatamente após o cozimento.

8. Para sopas, cozinhe o macarrão até um pouco antes do ponto desejado e coloque na sopa antes de servir.

Fonte: www.euamomacarrao.com.br