quarta-feira, outubro 25, 2006

Bolo de noiva

Aqui em Pernambuco, quando nos casamos o bolo não é um bolo qualquer, como no resto do país. Não é um bolo de chocolate, nem branco com recheio de doce de leite, nem tampouco de nozes. Aqui, bolo de casamento tem que ser Bolo de Noiva.

Sim, tá. Beleza. Mas que danado é esse tal de bolo de noiva?

Bem, trata-se de um bolo de ameixa e passas, bem escuro, suuuuper molhadinho e confeitado - em regra, com aquela pasta que usa açúcar, claras e limão. Não é um bolo fofo, mas sim uma massa pesada, que fica mais gostoso com o passar dos dias. Vem sempre decoradíssimo, com milhares de formas lindas feitas com o glacê, e quanto mais delicado, mais bonito e chique.
Segundo a tradição, os noivos devem guardar um pedaço do bolo de seu casamento congelado, para comerem exatamente um ano após a cerimônia. Dizem que dá sorte... Tem gente que guarda por vários anos, mas eu, mantendo a tradição, comi meu pedaço todo no primeiro ano.

Para vocês terem idéia, eu nem gostava desse bolo, mas quando casei, detalhista que sou, queria ver, provar, apalpar tuuudo o que teria na minha festa, e aí comecei a provar também os bolos. Então, conheci a doceira que fez o meu, e simplesmente AMEI o bolo dela. Hoje em dia eu adoro de paixão o tal do bolo de noiva.

Cunhadinha vai casar, e seremos padrinhos. Uma outra tradição que se consolida por aqui é a de dar aos padrinhos uma caixinha, com uma miniatura deste bolo dentro. Fiz isso no meu, e ela também está fazendo agora. A diferença é que o meu eu entreguei na festa, junto com um cartão personalizado, e os dela ela já entregou junto com os convites. O mini bolo tem mais ou menos um palmo de diâmetro.

Olhem só que fofo o mini bolo dela:


Aqui segue a receita desta preciosidade de minha terra, para vocês tentarem fazer. Vamos ver se alguém se arrisca...
Um aviso: sem as frutas cristalizadas fica bem mais gostoso, e para confeitar, não usem pasta americana, mas sim a de açúcar, limão e claras. Não tem coisa melhor do que comer só o bolo, e deixar o doce por último...
Massa

Ingredientes
500 g de manteiga
500 g de açúcar
500 g de farinha de trigo
5 ovos inteiros
500 g de ameixa sem caroço
1 xícara de chá de achocolatado
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de chá de baunilha
1 colher de café de sal
250 g de frutas cristalizadas
250 g de passas, sem caroço, dormidas em uma xí­cara de vinho tinto
Raspa de um limão a gosto

Preparo

Prepare um doce de ameixa separadamente, cobrindo as ameixas picadas com água e acrescentando uma xí­cara de chá de açúcar. Deixa no fogo até ficar bem firme e soltar da panela.

Bata a manteiga com o açúcar, acrescente os ovos um a um e bata mais um pouco. Misture todos os ingredientes secos e adicione à massa. Acrescente os demais ingredientes, misture, e por último, junte o doce de ameixa já preparado.

Asse em forma untada e forrada com papel manteiga, dos lados e no fundo. Unte o papel manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Use forno baixo entre 100 e 120 graus, pré-aquecido, durante 3 a 4 horas.
Pasta americana (cobertura de açúcar)

Ingredientes
6 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de gelatina am pó sem sabor
2 colheres de sopa de gordura vegetal
2 colheres de sopa de glucose
1 kg de açúcar impalpável (açúcar de confeiteiro adicionado proporcionalmente de amido de milho)

Preparo: Dissolva a gelatina com água em banho-maria, acrescente a glucose e a gordura e misture bem. Coloque um pouco do açúcar em uma bacia, faça um buraquinho no meio do açúcar e adicione a mistura. Siga misturando e colocando o açúcar aos poucos, até a pasta ficar macia. Coloque-a em um saco plástico e guarde dentro de um depósito plástico com tampa. Deixe fora da geladeira por 24 horas.

No dia seguinte, trabalhe a pasta colocando um pouco mais de açúcar com as mãos untadas com um pouco de gordura. Quando soltar da mão, está no ponto. Não coloque muito açúcar para não ressecar – vá adicionando em pequenas doses. Passe gordura em cima da superfície onde vai abrir a pasta e polvilhe com açúcar impalpável. Coloque a pasta, abra com o rolo e vá polvilhando com o açúcar impalpável até o diâmetro do bolo.

Glacê real

Ingredientes
1 clara de ovo
250 g de açúcar impalpável
Suco de um limão pequeno

Preparo: Coloque a clara na batedeira em velocidade baixa. Acrescente o açúcar aos poucos, até atingir o ponto de um creme espesso. Adicione o suco de limão e aumente a velocidade, batendo por 10 minutos. Para trabalhos mais duráveis, substitua o suco de limão por uma colher (de café) de ácido cítrico (suco de limão em pó). O ponto do glacê é quando faz-se um pico e ele não desce. Usa-se para trabalhos mais maleáveis, como
caminho sem fim, filigranas, borduras, flores e trabalhos com bicos.
Para quem vier a Pernambuco, não deixe de provar este bolo, nem o nosso mais famoso doce: o bolo de rolo. Difícil vai ser escolher quel é mais gostoso...

Close do bolo da cunhada, já cortadinho.