sexta-feira, janeiro 19, 2007

Fondue

Marido de férias, em casa, e bate aquela vontadezinha de aproveitarmos a noite juntos. Acho até que me inspirei na Sílvia, que havia postado sobre comidinhas para namorar.

Comidinhas leves, um bom vinho e um filminho em casa, mesmo: esse é o tipo de programa que adoramos fazer aqui por casa. Diversão garantida, com certeza!
Aí, nessa quarta eu resolvi fazer esse programinha com o meu boyzinho. Como a disposição para cozinhar não tava muito grande, nem muito menos a de lavar muitos pratos depois, resolvi fazer algo que não me daria trabalho nenhum: fondue de queijo pronto.
Sim, vivemos numa cidade quentíssima - sucursal do inferno, e sim, estamos no verão. Mas e daí? Eu moro no 13º andar, ento tá sempre fresquíssimo, adoramos fondue (eu já contei que tenho 5 aparelhos de fondue em casa???), e, por fim, eu não vou deixar de comer porque a temperatura não está ideal.
Como eu disse, a ordem era praticidade, então o menu consistiu em fondue de queijo pronta, patê de tomates secos pronto, torradinhas de pão integral com orégano e azeite, e um vinhozinho.
Claro que o fondue pronto não chega nem aos pés do que comemos em Gramado ou na Argentina, por exemplo. Óbvio, até porque lá se faz derretendo mesmo os queijos (eu já fiz em casa e fica delícia!!!), e o pronto na verdade é um creme de queijos. Mas pro propósito, tava ótimo.
Dessa vez comprei o da marca São Vicente, e a única coisa que fiz foi acrescentar meio copinho de vinho branco seco, para dar um tchan a mais. Para molhar, um pão de azeite delícia, de sabor suuuper suave.
Para acompanhar o patê pronto de tomates secos, torradinhas de pão light: cortar o pão em quatro, regar com azeite (eu uso um pincel culinário para isso - frescura) e polvilhar orégano. Forno até ficar crocante.
Por fim, um bom vinho chileno, que não é nada demais, mas adoramos para ocasiões legais-mas-não-tão-especiais.
Não lembrei de tirar foto depois do fondue pronto, mas segue a mesa posta, com direito a taças de cristal - porque eu sou fina, né?
Como diria a Katita: Foi lindo!


Torradinhas para acompanhar patês - lights na medida do possível, e super gostosas e crocantes

Vista "aérea" da mesa pra dois