segunda-feira, março 12, 2007

Carne moída com purê de macaxeira

Uma das coisas que mais gosto de comer é a tal da macaxeira.
Pode ser cozida, com uma manteiga bem quentinha derretendo por cima, frita, assada, em forma de purê, ao forno com queijo e requeijão (delícia engardativa), como bobó, bolinhos, bolo com coco ralado... pra mim de qualquer jeito está bom!!!
Quando morei em Brasília estranhei muito, pois a macaxeira de lá é bem diferente, muito amarela, um pouco mais massuda e normalmente mais durinha. Não era fácil achar uma daquelas que se desmancham na boca, como temos aqui no Nordeste.
Assim, macaxeira é uma coisa que raramente falta aqui em casa, normalmente compro toda semana, e quando compro muita, já descasco e congelo uns pedacinhos, para eventualidades.
Dia desses tava com uma vontade de comer a bichinha, mas não queria comer pura. Não tinha charque e nem muito menos carne de sol, mas me lembrei que tinha um prato fresquinho de carne moída. Eureka, tava pronto meu jantar!
Peguei a macaxeira e cozinhei muito, até ficar beeeem molinha. Espremi e fiz um purê, acrescentando (pouco) leite e (muita) manteiga. Quando estava quase pronto, creme de leite, para dar aquele ar básico aveludado. Reservei.
A carne moída eu refoguei com alho e cebola picadinhos, e depois acrescentei um tabletinho de caldo de carne, cominho e um pouco de extrato de tomate, para ficar bem encorpada e com um tempero marcante.
Podia ter feito um escondidinho, mas não queria que os sabores se mistiurassem muito quando a carne penetrasse no purÊ, como fatalmente iria acontecer se levasse ao forno.
Aí, resolvi servir separadamente, mesmo, salpicados com bastante coentro picado (aqui no Nordeste o coentro manda mais do que a salsinha; questão de costume, mesmo).
Ficou uma comidinha quente e reconfortante, super apreciada e na fila para ser feita novamente.
Aliás, purê com carne moída era meu prato preferido quando criança, mas era o de batatas que mainha fazia. Creio que seja um dos meus pratos preferidos até hoje, na verdade. Se deixar, almoço isso todo dia, sem enjoar!