sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Enfim, uma saladinha!!!



Como muitos já perceberam, eu não sou lá muito adepta de verduras, legumes e afins. Comer folhas, para mim, é um verdadeiro suplício: mastigo, mastigo, mastigo, mas sabor que é bom, eu nunca acho...

Porém, entusiasmada que estou na busca de uma alimentação minimamente mais saudável, vejo-me forçada a tentar comer um mínimo que seja de verduras e legumes, e foi imbuída desse espírito de experimentar que eu inventei de tentar fazer e saborear uma saladinha.
E não é que gostei???? Tudo bem que ela podia não estar tããão light assim, mas já considerei um grande avanço o fato de estar apetitosa e, surpresa!, bastante gostosa.
Para fazê-la eu usei alface crespa (não sei se a crespa é a francesa ou a americana, mas é a única que como), cebola crua, tomates assados, mussarela de búfala e beringela. Sim, be-rin-ge-la!!! Vale dizer que alguns fatores a fizeram mais saborosa, ao meu ver:
1. a beringela havia sido previamente assada no forno (infelizmente ainda não comprei o desejado grill), em fatias beeem fininhas, com um fino fio de azeite e sal, e depois de prontas rasgadas com as mãos;
2. cortei os topos dos tomates e tirei-lhes as sementes. Reguei com azeite e levei ao forno, que já estava bem quente por causa das beringelas. Na hora de arrumar a salada, retirei a pele dos tomates (saiu suuuper fácil) e piquei-os grosseiramente. Puxa, eles ficaram tãããão suculentos e até meio adocicados, que dava pra comer purinhos!;
3. o molho foi bem leve, mas teve papel fundamental. Misturei iogurte natural, azeite, gotinhas de limão, sal e salsinha super picada, e bati bem direitinho com o meu fouetzinho de ovo (não lembrei de tirar foto do molhinho);
4. Por fm, para dar aquele apelo visual, salpiquei sementinhas de papoula, que formaram umas pintinhas bem meigas, especialmente na mussarela branquinha...
Para acompanhar, fomos de uma omelete bem básica, feita com 04 ovos (para duas pessoas), sal, pimenta, uma pitadela de fermento e uma mussarelinha de búfala, que derreteu e ficou tudo de bom. O charme, aqui, foi usar aquelas forminhas de silicone - foi uma de coração e uma de mini-torta (essa da foto aí em baixo).
Bem, receita simples, rápida, saudável e super aprovada pelos convivas - no caso, só eu e marido, mesmo.