segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Samossas da Luna

A Luna, que tem nos brindado dia após dia com cada coisa linda e, em especial, gostosa, publicou há pouco a receita de Samossas.
Eu, pessoa sem cultura que sou, nunca tinha ouvido falar nesses "pastéizinhos", mas o fato de ser um tipo de pastel e a lembrança da Luna em me citar me deixaram com comichão para experimentar a iguaria de origem indiana.
É claaaro, óbvio e cristalino que eu não fiz a receita tal-e-qual manda o figurino, né? Na preguiça de cozer as batatildas, e estando com um pouco de pressa em razão da fome que me afligia, usei como recheio presunto light de peru e queijo Edam, que tinha em casa.
Affff, por Cristo! Que coisa deliciosa são essas samossas!!!!!!
A massa, como bem disse a Luna, é lisinha, e super fácil de trabalhar. Mesmo sem usar farinha na hora de abrir, ela simplesmente não gruda na superfície!!! Usei menos água do que a receita mandava, seguindo a orientação de ir colocando aos pouquinhos. Acho que o clima úmido daqui de Recife tornou a água menos necessária. Detalhe: minha coordenação motora, mesmo com a massa fácil, não me permitiu fazer as bordinhas bonitinhas...
A única coisa que eu acrescentaria seria uma salzinho na massa, pois ela não leva nadinha de sal - acho que em razão do recheio original, com curry. Eu, intrometida, ainda coloquei uma pitadinha mínima, mas acho que para fazer esses recheios mais convencionais/menos temperados como o meu é válido, sim, usar um salzinho.
A minha meta agora é testar a massa assada no forno, pois acho que com ela dá para se faezr essa variação. Não sei se estou viajando, Luna, mas a textura meio folhadinha me pareceu uma ótima massa para tortas salgadas de forno, desde que o recheio não seja muito molhado, pra não empapar. E pretendo tentar fazer o recheio original, ou pelo menos com batatinhas.
Receita testada, e mais do que aprovada - levou um 10 com distinção!
*O link para a receita original está lá em cima, no nome da receita.