domingo, abril 15, 2007

Fritada de carangueijo



Como lá em casa não somos bestas nem nada, não íamos desperdiçar o tanto de ensopado de carangueijo que sobrou da quinta, não é?

Pois bem, como restava aproximadamente 1/3 da da carne, ou seja, bastante, resolvemos fazer uma fritada, pois ficaria bem recheadinha.

Aqui em Recife, chamamos de fritada aquilo que no sul se diz omelete. Mas a que fizemos na praia não foi aquela tradicional, na frigideira, mas sim uma que é levada ao forno e, portanto, é mais saudável, pois não é frita, e sim assada.

Para preparar, usamos apenas 3 ovos, a carne de carangueijo e um punhadinho de farinha. Nada além!

Batemos as 3 claras em neve firmes, acrescentamos as gemas e batemos mais um pouco, aquela pitadinha de sal também caiu por lá, e por fim um punhado (o que couber na mão fechada) de farinha de mandioca beeem fininha, só para dar aquela "encorpada".

Pega um pirex, dá uma untada nele, e coloca metade da mistura de ovos. Por cima, vai a carninha de ontem, lembra?, e por último o resto da mistura de ovos.

Para dar aquela frescurinha, coloque umas tioras de pimentão e uns tomatinhos cereja enfeitando.
Leve ao forno médio pré-aquecido, e deixe lá até atingir aquela cor dourada, mostrando que o bichinho já está bem assado. Mais ou menos o tempo de você tirar a canga, dar um pulinho na praia e um mergulhinho pra repor as energias e esperar a fome aumentar...
É uma receita prática, saudável pois não é frita (você também pode diminuir o colesterol, usando mais claras e menos gemas), e ótima para reaproveitar sobras esquecidas na geladeira.