domingo, abril 15, 2007

O brownie perfeito!

Ainda na praia, quando resolvi que não compraria ovos de chocolate por Marido e vice-versa, ele pediu-me que fizesse um brownie. mainha, que não é besta nem nada, engrossou o coro, e acabei fazendo essa maraviiiilha aí de cima.
Sim, porque esse brownie não nos deixa ter modéstia - ele fica simplesmente divino!!! Tanto não estou exagerando, que em 3 dias, fiz 2 bolos, para 4 pessoas... Sentiram o drama???
Esse é daqueles que não tem como errar, e a prova disso é que, mesmo fazendo diferente do que a receita original mandava, deu certo. Aliás, não coloco aqui a fonte da receita, porque a tenho já há muito tempo, e foi pega da internet, mas não me lembro o site. De qualquer forma, verifiquei que ela já pode ser considerada de domínio público, pois consta em milhares de sites...
Brownie perfeito (minhas observações estão entre parênteses)

Ingredientes:
200g de chocolate meio amargo
200g de manteiga
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Preparo:
Corte o chocolate em pedaços menores, para facilitar o derretimento. Coloque-o em um recipiente junto com a manteiga, e leve-os ao banho maria (dizem que a água não pode ferver, mas não sei se é verdade... e sei que se pode derreter o chocolate no microondas sem problema, que também funciona). Mexa bem, até que derretam completamente, e formem uma única massa bem lisa e brilhante.
À parte, bata os ovos e o açúcar na batedeira, até ficar um creme bem fofo. Dá mais ou menos 3 minutos, segundo a receita.
Aqui vem a mudança que fiz: embora a receita mande, neste momento, que se misturem o chocolate e a manteiga aos ovos/açúcar, e depois acrescentar o fermento e a farinha, mexendo levemente, eu resolvi tornar tudo mais prático!
Bati os ovos com o açúcar na mão, mesmo, e por isso não deixei ficar um creme tããão fofinho assim... Depois, misturei nessa massa a farinha e o fermento peneirados, e misturei bem.
Por fim, despejei o líquido chocolate + manteiga a essa massa, e bati vigorosamente com a mão. Pronto. Ficou uma massa pesada, mas que aparentava ser saborosíssima.
Então, peguei a forma retangular já untada e enfarinhada, e despejei a massa nela. Levei ao forno médio/baixo pré-aquecido, até o momento em que o bolo foi aprovado no teste do palito (no meu, uns 40 min.).
Antes que eu me esqueça, como eu não tinha nozes em casa, como pede a receita original, acrescentei umas castanhas na massa. E como nem todos gostam de castanhas, eu não as misturei à massa, mas sim coloquei por cima, só em metade da forma - por isso os pontinhos meio brancos na forma...).
Se você gosta de brownie, não resista a esta tentação. Você pode se arrepender...