sábado, maio 05, 2007

Risoto, frango ao vinho com laranja e bolo de rolo assado



Ufa... Só para falar o jantar a gente já fica cansado... Mas tudo bem, porque com esse cardápio, valeu a pena!!!

Num dia de muuuita morgação aqui por casa, em que não havia nada de útil a ser feito, nada caótico a arrumar, e nenhum trabalho para se finalizar, resolvi passar o tempo fazendo uma das coisas de que mais gosto: me meter a cozinhar.


O prato escolhido foi um risoto, em razão do friozinho leve que a forte chuva trouxe auqi pro Recife. Sim, porque aqui nem com o maior toró do mundo fica frio, no máximo fica abafado...


Para acompanhar, um frango aassado com vinho. Quer dizer, galinha assada. Aqui, frango é só quando é metido a fino, como o que vem aos quatro queijos. O resto, a gente diz galinha, mesmo. Mas vamos tentar ser finas, né não? :)


Enfim, para preparar o frango eu peguei uns pedaços de coxa e sobrecoxa, e os coloquei numa marinada de vinho branco e suco de laranja puro (a laranja espremida), com um tantinho também das raspas da fruta euma pitada de sal.
Passado um tempo, coloquei-os numa assadeira untada com azeite, derramei a marinada, acrescentei umas rodelas de cebola finas e mais nada.
Forno médio pré-aquecido até cozinhar, quando estiverem no ponto, forno alto para dourar. E priu!
Para o risoto, não segui nenhuma receita específica, mas pelo que me lembro, o risoto de açafrão é conhecido como risoto milanês. Vou procurar me informar no google, e depois confirmo se é isso mesmo...
Enfim, para fazê-lo, eu usei uma xícara de arroz arbório, a qual foi colocada num refogado de uma cebola pequena com azeite de oliva. Mexe, remexe, deixa o arroz apurar, e depois coloca quase uma xícara de vinho branco (podia ser meia, mas eu gosto so sabor acentuado...).
Mexe bem, esperar o álcool evaporar, e partir daí, vão-se acrescentando conchas de um caldo forte e quente, que pode ser de frango ou legumes - desta vez, usei legumes. Colocam-se as conchas conforme a anterior já tenha sido quase toda absorvida pelo arroz.
Vai-se repetindo esse procedimento, até chegar pero do ponto do arroz, que deve ser al dente. Cuidado para não virar papa...
Nesta hora, acrescenta-se um dedinho de água, na qual se dissolveu mais ou menos uma colherinha de açafrão, e mexe-se bem, para que ele se incorpore àquela maravilha quentinha...
Por fim, acrescenta-se um pedaço de manteiga gelada, para dar brilho, mexe-se vigorosamente, e tampa-se a panela, para finalização.
Feito isso, foi só tirar o frango do forno, colocar o risoto no prato juntinho dele, salpicar queijo ralado na hora, e comer. Ou melhor, refestelar-se, porque sem modéstia alguma, tava bom demais!.
De sobremesa, já que o negócio era ingerir calorias, fui de bolo de rolo, tradicionalíssimo da minha terra e engordantetíssimo também.
Antes que me perguntem, não, eu não fiz o bolo de rolo. Deus me livre, que pra ficar bom tem que ser beeeem fininho, e eu não dei na minha mãe, pra conseguir essa "finura" toda, não.
Comprei lá na Casa dos Frios, que vende o melhor da cidade, e, num surto louco, me deu vontade de comê-lo ASSADO!!! Sério!!!
Não me fiz de rogada! Coloquei uma fatia - quer dizer, uma tora - na torradeira, deixei ficar só crocante, sem dourar, e papei o bolo, acompanhado de um belo sorvete de creme, salpicado de chocolate em pó - que apareceu só por frescura, mesmo...

Marcadores: , , , ,