segunda-feira, abril 16, 2007

Bobó de camarão

Como podem ver, essa Páscoa rendeu muito lá em casa...

Ainda na sexta-feira santa, mainha fez um delicioso bobó de camarão. Que estava realmente muito bom, mas até estar pronto rendeu muitas risadas de todo mundo.

É que o bobó, não sei se vocês sabem, é feito com macaxeira (mandioca, aipim) e camarão. Aí, para se chegar a esse rico creme, faz-se necessário inicialmente cozer a macaxeira. Pois bem, é exatamente aí que mora o problema...

Mainha colocou a macaxeira do bobó com água no fogo, para que cozinhasse e ficasse beeem molinha, ideal para ser passada no liquidificador.

Feito isso, pôs-se lépida e faceira no terraço de casa, para papear com os convivas. Eis que de repente, não mais que de repente, começou-se a sentir um cheiro bom, de comida sendo feita.

Narizes se remexiam, pescoços se contorciam, e nada de ninguém identificar de qual das 10 casas do privê emanava aquele delicioso aroma. Como o sol não tava fraco, bateu-me uma sede repentina, e adentrei a nossa casa, ávida por um copo de qualquer coisa líquida e refrescante, quando então pude enfim descobrir de onde provinha aquele tãoa gradável perfume que nos enchia a boca d´água... era lá de casa, mesmo!

Antes de anunciar do que se tratava, já estavam todos rindo, visto que eu não me aguentei e caí meeesmo na gargalhada!!!

Aquele cheiro, que todos estavam achando tão bom, não era nada mais, nada menos que a água da macaxeira secando!!!! Não sei como isso aconteceu, mas que o cheiro era igualzinho ao de carne assada, isso era!!!

Pelo menos não chegou a queimar, estava ainda naquele estágio em que começa a ficar um marronzinho claro, grudando no fundo da panela. Ufa...

Lá em casa bobó não tem muita receita, nem medidas. Cozinha-se a macaxeira, passa no liquidificador junto com o leite de coco, e mistura com o camarão de coco suuuper temperado. Pronto!

À parte, vai mais uma porção do mesmo camarão de coco, para colocar por cima do bobó e dar aquele tchan de sempre...

A foto não está boa, olhando assim parece só um mingau. Mas é uma delííícia!!!

Como aqui em casa, como eu disse, não temos receita fixa a ser seguida, deixo para vocês o link com a receita que encontrei no Cyber Cook, e que no geral é mais ou menos como fazemos... A diferença é que por aqui batemos um pouco do camarão no próprio creme, ou seja, não o usamos só para finalização do prato (daí a cor laranjinha dele...).




Marcadores: ,