sábado, abril 28, 2007

Cakes de tomate seco

Estava eu passeando pelos blogs amigos (tem coisa mais legal? Passo hoooras, se puder), quando me deparei com esta receita. No mesmo minuto eu a imprimi, de tão interessada que fiquei.
Aproveitando a visita de um grande (e folgado) amigo aqui em casa, resolvi testá-la. E puxa, que coisa mais gostosa!!!! Sabe aquela receitinha curinga, rápida e com 100% de chances de dar sempre certo? Pois esta é uma assim.
A fonte foi a Karen, do Kafka na Praia, que por sua vez pegou a receita com a Bia, lááá da França. Meninas, nota 1000! Embora a princípio sejam cakes, já vi que pode ser feito como pão normal, na forma apropriada.
Aqui estão as instruções de preparo, com as minhas observações entre parênteses.
Cakes de tomate seco

110 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos pequenos
50 g de queijo ralado (a Karen sugere gruyère, eu usei gouda, que tinha em casa, e por isso os tons de rosa nos muffins)
50 ml de azeite (eu coloquei 25 ml de azeite, e 25 ml do óleo que vem nos tomates secos)
50 ml de leite (usei desnatado)
100 g de tomate seco escorrido e picadinho
2 colheres de sopa de manjericāo picado (usei um pouco menos, e enfeitei os cakes com uma folhinha em cima de cada um)
pimenta do reino a gosto (moí duas giradinhas do moedor)
Sal (pelo que vi, as meninas não colocam, mas eu botei uma pitada, sim)
Modo de preparo
1. Numa vasilha, peneire a farinha com o fermento, e reserve.
2. Num outro depósito, misture os ovos, azeite e o leite, misturando bem. Vale usar um fouet, para dar charme e lembrar de mim (eita pretensão...). Salpiquei logo o sl, e a pimentinha moída.
3. Agora, misture os dois preparados (líquido e pós), e mexa com cuidado, para incorporar tudo e virar uma massa uniforme.
4. Coloque o queijo ralado, os tomates secos picados e, se for usar, o manjericão. Atenção: vi uma ve zo Jamie Oliver dizendo que manjericão não deve ser cortado com a faca, pois ele oxida. Não se é verdade, mas, na dúvida, sempre rasgo as folhinhas na mão...
5. Depois de tudo misturadinho, coloque em formas de muffins untadas e enfarinhadas (se forem de silicone, não é necessário, pode colocar a massa pura, mesmo). Leve ao forno pré-aquecido, até que fiquem douradinhos e apetitosos.

Marcadores: , , ,