quarta-feira, maio 02, 2007

Meatloaf da Cinara


É fato: eu era uma pessoa traumatizada com bolos de carne!
Já tinha tentado fazer algumas vezes, e nunca dava certo. Cheguei a testar um que passou mais de 2 horas no forno e- acreditem! - não cozinhou! Ficou com aquela cara de cru, sabe? Enfim...
Mas, como vocês sabem, eu sou brasileira (insistente pra caramba!) e não desisto nunca.
Aí, eis que de repente, não mais que de repente, num clique do destino, fui parar numa receita da Cinara (que aliás só faz coisa boa, né? Benza Deus...) exatamente de bolo de carne - claro que ela, chiquérrima que é, não chama assim...
O dela é chamado de meat loaf, e ao ver a foto eu botei na cabeça que, com aquele, eu havia de acertar... E acertei!!!
Tudo bem, a imagem ainda não é lá das melhores, eu assumo. Mas o sabor... compensa qualquer feiúra eventual.
Fiz a receita (quase) exatamente como mandava o figurino, no caso, a Cinara. A exceção foi que eu fiz duas medidas do molho, sendo que metade eu coloquei no começo, como deveria fazer, e a outra metade eu acrescentei já no meio do cozimento. Fiz isso para que sobrasse mais um molhinho, e não me arrependo jamais!!!
Ele fica super úmido, perfeito para ser acompanhado por um arroz branquinho, purê de batas ou mesmo um bom pão, como fizemos aqui em casa (notaram a importância do molhinho, né?).
Segue a receita, como escrita pela Cinara - com minhas sugestões entre parênteses:
Meatloaf

500g de carne moída (eu também usei patinho)
1/2 xícara de aveia em flocos finos
2/3 xícara de leite (eu também usei desnatado)
1 cebola pequena, picada (eu usei duas cebolas pequenas)
2/3 colher (chá) de sal (coloquei mais um bocadinho bom)
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

Para o molho, misture bem:

2/3 xícara de catchup
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã (usei vinagre normal, daquele pebal)
Pouco menos de 1/2 xícara de água
1 1/2 colher (sopa) de molho inglês
1 1/2 colher (sopa) de açúcar (coloquei um pouco do mascavo, achei que combinaria...)

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture a carne, a aveia, o leite, a cebola, o sal e a pimenta. Coloque em uma fôrma de bolo inglês, untada com margarina. Espalhe o molho por cima. Asse por 1 hora e meia. (Eu fiz o molho dobrado e, na metade do tempo aproximadamente, coloquei a segunda parte)
Depois, receba os elogios.

Marcadores: , , ,