segunda-feira, abril 30, 2007

Cookies de chocolate

Quando moramos em Brasília, eu era literalmente viciada nums coockies que eram vendidos nos shoppings de lá, e exalavam seu fantástico cheiro pelos corredores.
Sabe aquela coisa de desenho animado e gibi, que o personagem sai voando, levado pelo aroma da comida? Então, comigo acontecia quase aquilo. Na verdade, só não ocorri de verdade porque meu sobrepeso não me permitia voar... Mas tudo bem, eu ia andando, mesmo!
Enfim, vez por outra eu me lembro daquele cheiro, e da textura perfeita dos cookies. Crocantes por fora, e macios por dentro. Aquelas gotinhas de chocolates amargo. Hummmm...
Um dia desses, em que que a nostalgia me pegou de jeito, resolvi que ia fazer aqueles cookies. De todo jeito, ou era naquele dia, ou era naquele dia! Comprei o açúcar mascavo, e aí foi!!!
Lembrei-me que pouco tempo antes tinha visto uns cookies lindos na Cinara, e corri lá para pegar a receita. Achei ótimo porque não havia só uma receita, mas sim duas! Eba, eu já podia até escolher...
Resolvi, então, fazer a receita dos que ela chamou de Chocolate Chip Cookies, e que eu chamo de baunilha, porque não levam chocolate na massa, só as gotinhas.
Masss, como tenho um quase chocólatra em casa, fiz assim: preparei a receita normal, acrescentei as gotinhas de chocolate e tudo. Aí, dividi a massa em duas partes, e numa delas acrescentei umas 2 colheres de sopa de chocolate em pó, para eles virarem cookies de chocolate, com gotas de chocolate.
Meu Deus, que coisa deliciosa!!!!
É bem trabalhoso, porque a gente tem que espaçar as porções na assadeira, senão eles grudam todos uns nos outros. Mas vale a pena cada minuto de trabalho. Ficam leves e perfumados, macios, magníficos.
O único senão da estória, para mim, são as gotinhas de chocolate. É que as minhas são de chocolate ao leite, e eu creio que com gotinhas de chocolate amargo ficaria melhor o casamento.
Vou copiar abaixo a receita da Cinara, mas passem na casa dela, e vejam que os cookies ficam aind amais gostosos quando a foto é bem tirada!!!
Biscoitos com Gotas de Chocolate

1 xícara de margarina (200g = dois tabletes)
3/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de açúcar mascavo
2 ovos
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato
3/4 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras de gotas de chocolate meio-amargo
(eu dividi a massa,e acrescentei 2 colheres de sopa de chocolate a uma parte)
Pré-aqueça o forno a 180o (médio-baixo).
Bata a manteiga com os açúcares na batedeira até obter um creme claro e leve. Sem parar de bater, acrescente os ovos.
À parte, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Acrescente a mistura ao creme às colheradas, sem parar de bater, até ficar liso. Acrescente a baunilha. Pare de bater.
Com uma colher, misture as gotas de chocolate à massa. Com uma colher de sobremesa, coloque porções da massa em uma assadeira não untada, deixando cerca de 4cm entre elas. Asse por 10 ou 12 minutos ou até dourar as bordas. Retire da assadeira e deixe esfriar sobre uma grade.
Não guarde os biscoitos quentes: eles ficam murchos.

Marcadores: , ,