terça-feira, junho 05, 2007

Petisco de queijo coalho



Pelo nome, até parece mesmo que é uma receita, um bolinho, um biscoito. Mas naverdade é só um queijinho coalho empanado, pra enganar a fome antes do jantar sair.
Para fazer, não há segredo nem técnica especial. Aliás, como tudo o que eu faço, a imaginação aqui também fica livre...
Corte pedacinhs uniformes de queijo - cubinhos de mais ou menos 2cm X 2cm (mas é óbvio que você não vai precsar usar uma régua, né?).

Passe-os, então, na farinha de rosca Aqui, cabem duas considerações:
1. eu não tinha farinha de rosca, dai fiz com a farinha de trigo, mesmo. Fica com uma casquinha também, só que menos durinha.
2. usei ot ruque de Nigella, e coloquei a farinha num saco culináio, joguei os queijinhos lá, e sacudi, sacudi, sacudi, até que eles estivessem uniformemene cobertos.
Em seguida, passe-os pelo ovo, que deve ser ligeiramente batido, e depois novamente pela farinha - usei outra vez o saquinho, e para dar um toque diferente, acresci um pouco de orégano misturado à farinha.
Por fim, é só friar os quadradinhos em óleo quene, secar em papel absorvente, e comer acmpanhados de um refrigerantede cola beem geladinho, assistndo às porqueiras que assam domingo à noite na tv!!!
Variações:
- quando o "agente empanante" for farinha de trigo, pode-se acrescentar qualquer tipo de tempero seco, como alecrim, orégano, manjericão, e até páprica, de repente;
- pode-se usar qualquer queijo derretível, como mussarela, prato, etc;
- molhinhos são bem-vindos ara acompanhar o queijo.