terça-feira, junho 26, 2007

São João 2007

Depois de longo e tenebroso inverno, com direito a cozinhar pouco em razão de escassez de tempo, apagar de fotos ainda não baixadas da máquina e até mesmo Marido comentando que o blog estava praticamente abandonado, cá estou eu de volta, para felicidade geral de mim mesma, que adouro escrever livremente por aqui!!!!
E, para já "chegar-chegando", quase que numa nave de purrrrpurina, já vou trazendo muitas fotinhas do São João, que não só é uma festa absolutamente típica do Nordeste, como também foi a data escolhida para comemorar o aniversário de meu pai. Assim, só podia dar em farra, mesmo. E das boas!!!!
Aproveitando o gancho, já vou me utilizar das receitas auqi postadas para aceitar o convite da Luna, e participar da "corrente" Sabores de Minha Terra, visto que tudo o que rolou lá em casa foi genuinamente nordestino, aliás, mais que isso, totalmente pernambucano!!!
Como este é o primeiro post da foto, aparecem nele as fotos com legendas, e nos próximos eu vou colocando as receitas, certo? Parece embromation, mas na verdade é que nem tudo eu fiz sozinha, então algumas receitas ainda estão sendo enviadas por mainha e minha tia pra mim, via e-mail. Por isso tem que ser aos pouquinhos...
Só pra vocês irem atiçando a curiosidade e as lombriguetes (ô menina pretenciosa... pretenciosa é com C ou S? pq pretensão é com S, fiquei em dúvida...), informo que na nossa festa junina teve milho cozido e assado na brasa, assim como o queijinho coalho, bolo de macaxeira, de milho, de massa e pé de moleque, canjica, cachorro-quente, sarapatel e churrasco... nhami, nhami!!!
Teve fogueira de mais de 3 metros,
estrelinhas, bomba e rojão,
menina vestida de matuta,
e casa enfeitada com balão.
parabéns pro aniversariante,
rala-bucho de montão,
uma alegria constante,
na noite de São João.
(Momento fazer-rima-da-quarta-série, ativar!!!)
Bora ver agora o início das fotos???

Munguzá, o legítimo - e não me venha dizer que é canjica, primeiro porque o milho é amarelinho, e segundo porque a origem do prato é nordestina, então quem escolhe o nome é a gente e pronto! Sem canela, que a rainha da frescura aqui não gosta...



Bolo de massa de mandioca - esse eu nem faço idéia de como se faz, mas como é receita de família e completamente recifense, achei que cabeira aqui perfeitamente.



Bolo de macaxeira - o meu preferido, mas que nem de longe lembrou o de voinha. Tava gostoso e tudo, mas não chegava nem perto do que ela faz - e olha que fiz com a receita dela... Detalhe na toalha de chita, chiquérrima!



O famoso pé de moleque, que não tem nada a ver com o doce de mesmo nome feito no resto do Brasil. É um bolo típico aqui de Pernambuco, de sabor forte, daqueles que se ama ou odeia, não há meio-termo. Eu odiava, e hoje amo!!! Ainda foi o bolo do parabéns, como podem ver.

Inda tem mais coisa, mas vamos devagar, que o santo é de barro!!!