sábado, junho 09, 2007

Cartola

A cartola é uma típica receita aqui de Pernambuco, servida em muitos de nossos restaurantes e sempre elogiada por todos que a experimentam.
Trata-se de uma seobremesa à base de banana frita e queijo de manteiga, portanto bastante calórica e engordativa...
Eu queria publicar aqui essa receita há um bom tempo, mas sempre protelava a execução aqui em casa, ora por preguiça, ora por ausência de bananas. Mas aí, no encontro que fiz com a Fafah (aqui de Recife) e a Tatu, a Fafah me disse que sempre fazia em casa, e que ia me mandar as fotos.
Um belo dia, eis que as fotinhas desembarcam em minha caixa de e-mails, e solidária que sou, não podia cometer a heresia de não dividi-las com vocês, não é mesmo? Abre parênteses: Fafah, com essas fotos lindas, você teeem que fazer um blog rapidinho, viu? Fecha parênteses.
Preciso dizer que eu, pessoalmente, não gosto do queijo de manteiga, então prefiro a minha com queijo coalho. Fica a gosto e critério de cada um...
Segue abaixo o passo a passo da receita.

1 - Primeiro, corte as bananas longitudinalmente, e leve-as para fritar em manteiga abundante - atenção: não me vá usar óleo, hein??? O bom é o gostinho amanteigado que fica nas bananicas...

2 - Agora, frite o queijo de manteiga, e deixe mais gorduroso ainda aquilo que já o é "de nascença"... Como já disse, eu prefiro com o queijo coalho... Próxima!

3 - Na terceira etapa desta receita de "dificííílima" execução, já se tem a montagem do prato. As bananas fritas vão por baixo, o queijo se deita sobre elas, e acima de ambos uma nuvem de açúcar e canela - detalhe caprichoso da Fafah: fazer riscos com a faca, para ficar mais bonitinho o polvilhado...
Observação pessoal: a minha Cartola é sem canela, tá? (alguém aí disse que eu sou chata? hum? hã?)

4 - Por fim, a delícia já pronta e "arrumada para a festa". Nesta versão Fafah de ser, ganhou um lindo acessório vermelho, que está sempre "em voga" ou "em gosto", como diz voinha, e foi-se embora animar a vida de alguém de Fafah´s family... Eita gostosura!!!
*Em tempo, e nada a ver com a cartola, quero informar que adorei o serviço da Comadre Fulozinha, de que falei no post abaixo, sobre os orgânicos. Tudo muito limpo e organizado, chega certinho e ainda vem com aquele gosto bom de coisa fresquinha e natural! Nota 10!

Marcadores: , , ,