Panquecas rápidas de sobras
Um dos pratos mais versáteis, na minha opinião, é a panqueca. Tudo bem que hoje em dia ela anda meio fora de moda e tals, mas na minha casa ela tem cadeira cativa.
Com a popularização do tal do crepe, que agora aparece em todos os cantos, seja na creperia, em casa ou até em casamentos, aí é que a panquequinha perde lugar mesmo, porque agora todo mundo só quer comer crrrepe, que é francês e é mais (?) chique...
Como amo uma massinha, seja decrepe ou panqueca,eu faço sempre uma massa básica, e a artir dela crio váias invenções: massa mais fina é crepe, mais gossinha é panqueca (se bem que tenho sempre preferido as mais fininhas...), varia conforme a quantidade de colocamos na frigideira... Não adoço nem salgo amassa, e assim posso ter panqueca salgada de refeição, e crepe docinho para a sobremesa, adequando-se ambos ao recheio que eu utilizar...
Para ter essa versatilidade, normalmente eu faço a massa e uso por uns dois dias, conservando-a em geladeira, envolta em filme plástico. Dá super certo!
Chegando em casa dia desses, com fome, preguiça e pressa, avistei umas massinhas lá, dando sopa. Tinha ambém um franguinho que sobrou do almoço, e umas poucas verdurinhas... Hum, tá pronto o jantar!!!
Primeiro, levei ao fogo uma colher de manteiga paradereter. Feito isso, acrscentei uma colher de farinha de trigo, e deixei dar uma cozidinha nela. Em seguida, acrescentei o leite (acho que um copo, ou um pouco mais, porque faço bechamel sempre no olho, reservando apenas a equivalência nas medidas de manteiga e farinha), o sal e umaraladinha de noz moscada na hora. Um iquinho de queijo ralado pebal (de saquinho), e pronto.
Depois de feito molho, desfiei o frango, separei as folhas de alface e cortei os tamates e cebolas que achei.
Depois, foisó pegar a massa de crepe/panqueca, rechear com um pouco do frango desfiado, colocar uma colher de requeijão sobreo frango, e fechar. Note que eu estava com fome e pressa, então o fechar foi só encaixar as metades da massa, mesmo...
Três sobre o prato (eram pequenas), molho por cima, saladinha do ado, e pronto! Um jantar delícia, com os restinhos nossos de cada dia..
Eita, já ia me esquecendo: a receita da massa é uma xícara (ou copo) de leite, a mesma medida de farinha de trigo, um ovo (já vi receitas que usam dois..), uma pitadinha de sal. Só! Vai colocando a massa na frigideira antiaderente com o auxílio de uma concha, e quando estiver cozida de um lado, faz aquele malabarismo todo e assa o outro ladinho.
Momento recordações: aprendi a virar a massa vendo voinha fazer isso, com uns 12 para 13 anos, e a panqueca de galinha dela é perfeita - se bem que hoje ela tá meio preguiçosa, não faz muito mais não... :)
<< Voltar