quarta-feira, julho 04, 2007

São João 6 - Sarapatel


O nome já é feio, a aparência horrível, o cheiro enquanto está no fogo, ninguém merece. Mas o sabor.... Eita troço gostoso danado, rapaz!!!!


Sarapatel é uma comida típica aqui de Pernambuco, acho mesmo que do Nordeste, e em Recife é muito consumida nos mercados públicos, nos almoços de sábado que vão das dez da manhã às quatro da tarde, e na voltas das baladas, em pelna madrugada insone...


Mas não pense que é uma comida leve, não!!! Na verdade, é beeem pesada, pois é feito das vísceras e sangue de porco, sendo bastante gorduroso. Lembro que sempre comi e gostei, mas quando estava no 3º ano, estudando por vestibular, meu professor de História, falando sobre hábitos alimentares dos escravos, acho, mencionou que o sarapatel era feito com sangue. pronto!!! Quando descobri que aquele negocinho gostoso e macio era sangue talhado... eca!!!!! Passei uns 5 ou 6 anos sem comer! Mas como eu sou ruim, mesmo, depois disso voltei a comer normalmente, ignorando o fato de aquele prato era perfeito pro conde Draculino...


Para variar, o sarapatel lá de casa não é feito com medidas, não. Mainha simplesmente compra os miúdos/vísceras, e tempera com tudo o que se tem direito.


Porém, como isso aqui se pretende um blog de culinária, vou colocar uma receita que tirei do goooogle, beleza? Mais especificamente, do site do Olivier Anquier (francês fazendo sarapatel? Viiixeeee...)

E mais tarde, em casa (porque agora eu estou no trabalho, falando de sarapatel quando deveria estar fazendo pareceres jurídicos), eu coloco a foto do sarapatel que rolou no São João lá de casa, feito por Mainha - ops, colocada, às 12:39!


Sim, antes que eu me esqueça, apenas a título de informação - porque saber sobre sarapatel é fundamental na sociedade em que vivemos - o sarapatel também pode ser feito de bode, e se for servido dentro do bucho dele, vira a tradicional buchada - mas essa eu não como nem a pau!!!



Sarapatel
Receita para 5 pessoas
1 kg de miúdos de porco (coração, fígado, rins, bucho, tripas, junto com o sangue já coagulado)

1 limão

Água fervente

1/2 xicara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de vinho tinto

1 cebola roxa grande picada

3 dentes de alho bem amassados

1 pimentão verde

1 pimentão vermelho

Cheiro verde

Salsinha

Cebolinha

Coentro

Sal a gosto


Pique todos os miúdos e esprema o suco do limão sobre eles, deixando descansar por 10 minutos. Em seguida, escalde com bastante água fervente.

Em uma panela grande, despeje o óleo e os temperos e refogue com um pouco de água. Acrescente os miúdos de porco e o vinho tinto, resultando num cozido com caldo.


PS: demora um tempo bom no fogo, pois tem que ficar bem cozido, e mainha usa cominho pra dar aquele tchans...