quinta-feira, junho 28, 2007

São João 2 - bolo de milho


Como promessa é dívida, aqui começam a aparecer as receitinhas que fizeram a festa lá em casa. Bora lá?


Pra começar, o bolo de milho. Iguaria super tradicional das festas juninas, mas que assume várias, diversas, centenas de facetas, de acordo com a receita que se escolhe. Só eu tenho umas 7... Escolhi essa daqui pela praticidade que o liquidificador nos proporciona, e por ter em casa a exata quantidade de milho solicitada - olha que sorte?


BOLO DE MILHO

3 xícaras (chá) de milho debulhado
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite (usei leite de vaca, mas acho que pode usar uma das xícaras de leite de coco...)
1 ½ xícara (chá) de açúcar
uma pitada de sal
3 ovos
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
Para fazer é bem simples - como aliás é quase tudo o que eu posto aqui, né não?
Primeiro, separe as claras das gemas, e bata aquelas em neve. Aproveite, e peneire todos os ingredientes secos juntos, pra dar aquela leveza ao bolinho. Reserve.

No seu liquidificador potente, coloque os ingredientes "molhados" (leite e gemas), os milhos e os ingredientes secos. Aqui, uma sugestão. Pra não sentir aquele cheiro queimado de liquidificador quase morrendo, eu bati meia massa, e depois a outra metade. Bater bem.
Despeje essa mistura numa vasilha, e acrescente as claras em neve, delicadamente como sói sempre ser feito.
Em seguida, coloque em uma forma de buraco no meio, e leve para assar em forno médio pré-aquecido, até que passe no teste do palito (aproximadamente uma hora e pouco).
Uma observação minha: a receita rende muito, e minha forma de buraco não foi suficiente para abrigá-la. Assim, usei uma forma sem furo, o que ao meu ver prejudicou um pouco, principalmente na apresentação. É que o bolo é pesado, então para crescer numa forma sem buraco é mais difícil. Não ficou ruim, longe disso, tava era bom, mas tenho certeza de que na forma de buraco ficaria ainda mais gostoso!