segunda-feira, agosto 13, 2007

Bruschetas II

Aqui está o texto que deveria estar no post abaixo, sobre as torradas metidas a finas...
O blogger não ajudou e, deste modo, achei melhor deixar só as fotos lá, e copiar o texto aqui, para evr se ele aparece em tamanho legível...
"Para mim, sempre foi torrada de alho.
Mas agora não é mais. Virou bruschetta de alho, manja? É que culinária/gastronomia está na moda, e nesse ambiente "féxion" torrada parece ser algo que não tem gosto de nada, sendo apenas um pedaço de pão assado e pronto - ah, se quem pensa isso provasse das torradas finiinhas, finiinhas, que minha avó Gracinha fazia, e vó Nira faz, salgadinhas de manteiga, quentinhas na hora do jantar...
Um momento off topic: eu desde criança (e até hoje) não gosto muito de café quentão, sempre tomo quando já está quase morno. Aí, agora falando de vó Nira, que felizmente está vivinha da silva, lembrei-me de que quando eu ia para a casa dela e tomava café à noite, ela colocava o café na xícara, e eu ia colocando de pouco em pouco no pires, para esfriar!!!! kkkkkkkkkkkk Aí, quando esfriava bem, eu colocava de volta na xícara, ele se misturava ao que ainda estava quente, e todo o conteúdo da xícara se tornava morno... Parece nojento, né? Até pode ser, mas era bom que só!!!
Voltando... Esta semana eu fiz bruschetas de berinjela empanada e de alho aqui em casa. A de alho eu sempre fazia com Mainha, imitando aquelas da Pizza H(u)t, e fica mesmo super parecida. É super simples, basta misturar uma medida de maionese (uma colher, por exemplo), duas de manteiga, alho à vontade (inovei desta vez e usei alho em flocos, ficou bem gostoso, mais suave), e uma pitadinha de sal.

Passe esta pasta no pão, de preferência uma fatia grossa de um bom pão italiano, mas já fiz muito em baguetes fatiadas (sem cortar até o fim), coloque queijo ralado a gosto (usei o que restava de gruyère aqui em casa), finalize com orégano (desta vez usei manjerona seca e gostei também), e forno bem quente, até o queijo derreter e, de preferência, dourar.
Para matar uma fome rápida em casa, serve também no pão de caixa/forma, ou mesmo no pao francês. Muito sabor, zero glamour.
Para fazer as de beringela, que ficam tal e qual as servidas no La Pasta Gialla, restaurante do Sérgio Arno que eu adoro de paixão, é só pegar a fatia grossa de pão italiano, colocar uma fina camada de molho de tomate (eu passo essa primeira camada fina para não empapar o pão e, assim, não precisar tostá-lo antes, poder tirar do saco e colocar no forno quente já com o recheio), fatias de beringela empanada, mais molho (com maior capricho, e de preferência de tomates beeem suculentos e vermelhinhos), queijo ralado grosso (gruyère de novo, no meu caso) e manjericão fresco. Como eu não tinha a erva fresca, fui usando a desidratada, mesmo.
Não sei de qual das duas eu gosto mais, mas posso garantir que essas bruschetas são algumas das comidas que mais me fazem feliz!!! "