quinta-feira, agosto 09, 2007

Torta de creme de tomate e queijo


Bem, eu preciso antes de qualquer coisa justificar o nome do prato...
Para variar, esta não é uma receita pronta, mas sim algo que saiu do meu particular "Fantástico Mundo de Bob", um lugar muito louco que existe dentro de minha cabeça.
Eu queria fazer uma torta, mas tava com preguiça de fazer aquelas massas normais, que além de trabalhosas exigem descanso na geladeira.
Socorri-me na queridíssima Fer, inspiração constante deste blog, e lembrei-me de uma massa de quiche de salmão que ela havia postado há um bom tempo. Mas receita boa é assim: você lê há um século, e na hora em que precisa é só fazer um esforcinho, que acaba se lembrando onde a viu. Então acabei fazendo a tal massa, mesmo, e não me arependi. O tom dela fica um charme, num tom terroso meio avermelhadozinho. E o sabor foi aprovadíssimo, como eu tinha certeza de que seria.
Para o recheio, a idéia era usar o que tava dando sopa na geladeira, mesmo. Fui juntando os ingredientes que achei que combinavam entre si, e o resultado foi uma torta bem úmida, baixinha, com pouca massa e pouco recheio.
Não tenho as medidas exatas, mas para fazer em casa é simples: basta ir agregando ingredientes harmônicos entre si, nas quantidades disponíveis ou em quantidades que formem um prato suficiente para o número de comensais. No meu caso, éramos dois, as always.
Comecei refogando cebola picadíssima no azeite, para dar aquela clareadinha e deixar subir aquele cheirinho mágico pela cozinha, aguçando todos os sentidos...
Em seguida acresci tomates beeem vermelhinhos em cubos, e dei mais uma mexidinha. Acertei sal e pimenta, e coloquei requeijão na mistura, aquele restinho de requeijão que tava lá no fundo do pote.
Mexe um pouco, experimenta, põe um pouco de manjerona seca (porque eu não tenho horta em casa, e nem sempre há ervas frescas na geladeira...) para não enjoar do orégano de sempre, e pronto.
Massa pronta (para saber como fazer, clique no link, logo acima), coloquei o recheio nela e cobri com muito, bastante queijo ralado na hora (no caso, foi emental).
Pimentas biquinho só para dar aquela frescurinha, e forno.
Pronto! Jantar fácil, rápido, e que aproveita bem o que ainda resta na geladeira...