sábado, julho 28, 2007

Para a Fer ver!

Essa é especial para a Fer, primeiro porque ela foi quem me serviu de inspiração e atiçou muuuito minhas lombricats com a vontade de comer torta de tomates - mesmo sem ter tomates em casa, e segundo porque há séééééculos que prometi mandar uma encomenda para ela, e até agora fui incapaz de cumprir a promessa - embora todos os dias olhe para o produto a ser enviado, pois ele está exatamente na frente de minha cama...
Enfim, sem mais delongas, aqui vai a minha fantástica e fabulosa "Torta de tomates quase sem tomates e com muitos queijos"!!!
Só eu mesma, para ter a coragem, ou melhor, o desplante, de postar uma coisas dessas...
Mas blog (que se pretende) de comida tem que mostrar tudo, ou quase - aí incluídos os sucessos, insucessos, invenções e tal e coisa. Pelo menos eu acho assim, e como vocês podem ver principalmente pelas fotinhas toscas, é assim que venho postando...
Depois de ver a receita de torta da Fer, e já não era a primeira vez que ela postava uma torta de tomates, fiquei toda ansiosa para fazer uma em casa, também.
Para minha infelicidade, resolvi fazer no domingo à noite, e minha querida ajudante do lar não me havia comunicado que não tínhamos mais tomates - nem cebolas! - em casa (normalmente compro tudo na segunda, mas sempre sobra algo, né?). Obviamente eu não ia sair domingo, Às 19h, para comprar tomate, né???
Mas como a vontade de comer uma torta era grande, e maior ainda a vontade de usar, pela primeira vez, a tal da massa philo, resolvi fazer mais uma de minhas experimentações transgências, e criar uma torta de queijos com massa philo, alguns poucos pedaços de tomate e priu!
E num é que funcionou? Improviso tem disso, né? ou sai uma porcaria fenomenal, ou sai uma delícia inesperada - dificilmente sai meio-termo...
Assim, para saciar meus desejos, fiz o seguinte: untei dois ramequins e os forrei com massa philo - cada um ficou com umas 6 camadas, todas intercaladas com manteiga derretida (é mesmo necessário untar tooodas elas? Achei muito gorduroso desta forma...), e com bordinhas soltas para fora.
No meio, coloquei um pouco de requeijão, e pedaços dos queijos que eu tinha em casa (não é sempre assim, são todos resquícios de SP): prima donna, emental, gruyere e maasdam holandês.
Por cima, coloquei os quadradinhos picados do último tomate que eu tinha em casa (pelo menos um!!!), e um leve sopro de orégano.
Fechei as bordinhas, e levei ao forno pré-aquecido, até que dourassem. Ficaram assim:

Bem, para queijólatras dependentes e assumidos como Marido e eu, ficou fantáááaástico!!!
Pessoas que não são muito fãs de tanto queijo junto estranhariam, mas nós amamos!!! É mais um errado que deu certo...

Tinha como não gostar dessa profusão de queijos derretidos escorrendo, assim???

Marcadores: , ,