terça-feira, julho 31, 2007

Lasanha de beringela

Quando eu digo que estou tentando comer mais vegetais, eu estou meeesmo!!! Tudo bem, não é aquela profusão de folhas verdes no meu prato, nem é todo dia, mas aos pouquinhos estou me habituando.
Para me acostumar, nada melhor do que começar com pratos que não tenham o sabor dos legumes e verduras muito protuberantes, e é por essa linha que etsou seguindo - vejam o exemplo dos conchigliones de jerimum, logo abaixo.
Assim, imbuída desse espírito provador de leguminosas, resolvi que estava na hora de preparar uma lasanha de beringela - prato novidade para mim, e figurinha carimbada no resto do mundo inteiro...
Para fazer, é muito simples. Primeiro, descasca-se a beringela, e corta-se a bichinha em fatias finas, no sentido longitudinal (de cima para baixo). Para uma lasanha que serve bem 3 pessoas, eu usei 2 beringelas.
Aí, colocam-se as fatias numa peneira, intercalando-as com sal - issi vai tirar o amargor característico da beringela - fala sério, eu já faço o favor de comer a beringela, ainda ter que aguentar amargor? Tô fora!!!
Depois de um tempinho, sei lá, 20 minutos, enxagua-se a leguminosa, e aí é só empaná-la normalmente, como se fosse carne - passar na farinha de rosca, no ovo e na farinha de novo.
Fritar em pouco óleo, deixar escorrer bem o excesso, e separar.
À parte, é só faezr um bechamel básico - no meu caso, eu uso duas colheres de manteiga e duas de farinha de trigo, leite até a quantidade que eu usarei (normalmente uns 2 copos, eu acho, mas vai direto da caixinha, então não consigo precisar - como sempre!), sal e uma raladinha de noz moscada.
O molho de tomate vai do gosto do freguês, podendo ir desde aquele feito com tomates fresquíssimos e maduros, até o clássico de latinha, que ninguém morre se usra uma vez na vida!!!
Aí, é só montar a lasanha: molho branco para não grudar no refratário, beringelas, molho vermelho, queijo, carne moída, e outra seqüência destas camadas. Finalizando, queijo para gratinar.
Pronto. Não é lá a coisa maaaais fácil e rápida do mundo, mas o trabalho compensa e muito - fica uma delííícia!!!
Pulo do gato: na farinha de rosca adicionar um pouquinho de queijo ralado de saquinho, que dá um toque extra. Dica de Nil, minha assistente para assuntos domésticos.

Marcadores: ,