terça-feira, julho 31, 2007

Omelete no café da manhã


Como eu já falei uma vez, aqui em Recife omelete é coisa nova - antes, a gente só comia fritada, mesmo. A Larissa e a Karlinha acho que podem confirmar isso - ou então me mostrar que isso era coisa só da minha família...
Enfim, teorias à parte, para mim fritada é aquele prato em que as claras são batidas em neve, e acrescentam-se as gemas em seguida, enquanto que na omelete a gente apenas mistura tudo junto, preferencialmente com um Fouet, que além de misturar melhor ainda faz uma homenagem ao blog... hehehehehehe
Passada a parte da explicação (vocês já notaram que eu adoro uma exlicação, né? Sou quase a rainha dos parênteses!), e passando para outra explicação, domingo lá em casa é dia de acordar tarde. Por mim, muuuito tarde, mas conciliando meus gostos com o de marido, fica só tarde, mesmo. Tipo umas 9 horas.
Aí, é a hora de fazer um café mais reforçadinho, porque o almoço só costuma ocorrer mais tarde, e também de dar uma caprichadinha a mais...
Como nesse dia da foto, em que além de fazer uma omelete, ainda dei uma enfeitadinha na mesa...
Para fazer a omelete, eu usei dois ovos, que bati antes de colocar na frigideira já quente, e aos quais eu já acrescentei uma pitada de sal e uma viradinha do moedor de pimentas.
Então, com a manteiga derretida na frigideira, coloquei lá os ovos, e depois de cobrir inteiramente o fundo da panela, deixei que endurecessem até ficarem douradinhos na parte que estava virada para baixo. Atenção: para faezr omelete, o ideal é usar o fogo bem baixinho, para não correr o risco de queimar por fora, e ficar com ovo cru por dentro.
Quando já estava quase no ponto, joguei o recheio, que neste caso foram 3 tipos de queijo que eu tinha em casa (mas pode ser qualquer queijo, presunto, queijo e tomate, queijo e presunto, ou o que a sua imaginação permitir e o horário comportar, se é que você vai lembrar disso...), que eu ralei no ralo grosso e cuja medida foi aproximadamente umas 2 ou 3 colheres de sopa deles já ralados.
Com o recheio lá, dobra-se a omelete ao meio, e apertam-se as bordas, para fixarem bem. Mais um tempinho no fogo, até dourar no ponto ideal, e está pronto!
Para servir, coloquei um tico de nada de orégano, só de frescurinha.
Na foto aparecem a omelete, pães do tipo bisnaguinha (adouro!), manteiga e geléia.