sábado, agosto 04, 2007

Pãozinho delícia




Este é o nome da receita, mas para mim não rolou, sabe?

É que o pão de queijo aqui de Recife, muito diferente do de Minas, é chamado na Bahia de pãozinho delícia. Como estou acostumada a ouvir os amigos baianos chamarem-no assim, e como este da foto não tem nada a ver com ele, pra mim esse que fiz não pode receber este nome.

Assim, rebatizando o dito cujo, passemos de agora em diante a chamá-lo de pão de lingüiça.

A fonte eu não posso precisar, visto que mainha tirou uma cópia de algum livro ou revista de uma amiga dela de trabalho, e me passou - infelizmente não veio com a capa. Mas no rodapé consta "Guia de Receitas", então é de alguma publicação que leva este nome.

Como não poderia deixar de ser, fiz altas modificações no original, mas o resultado muito nos agradou. A primeira delas foi que na receita se usa salame misturado à massa, e eu usei um refogado de lingüiça como recheio... Casou bem, pois ficou uma massa leve com um toque interno bem picante.

Vou passar a receita, e em seguida as minhas observações, certo?

(Começando as mudanças: fiz só meia receita, então fui dividindo tudo pela metade. É uma massa que rende bastante.)

- 45g de fermento biológico fresco

- 1 colher de sopa de sal

- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 xícara de chá de óleo

- 2 xícaras de chá de leite morno

- 2 xícaras de chá de salame picado

- 5 xícaras de chá de farinha de trigo

- 1 gema para pincelar

O modo de fazer do escritor: Em uma tigela, coloque o fermento, o sal, o açúcar e misture até ficar líquido. Acrescente o óleo, o leite morno, o salame e misture. Adicione a farinha aos poucos, amassando até desgrudar das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha. Sove a massa e modele os pãezinhos. Pincele com a gema, coloque em uma assadeira um ao lado do outro, e deixe crescer por 20 minutos. Leve ao forno médio pré-aquecido, por 30 minutos ou até dourarem levemente.
Minha versão, completamente modificada, mas deveras saborosa (notaram que aqui eu não sou nada modesta, né???)
- 1 pacote de fermix
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de açúcar
- menos de 1/2 xícara de óleo (acho que uns 2 dedos da xícara)
- 1 xícara de leite morno
- 1 ovo (por minha conta, não consta do original...)
- Inicialmente 5 xícaras de trigo, mas usei um pouco mais porque Recife é muito úmido, e como eu achei que não tinha da normal suficiente, usei um pouco da integral, que deixou o pão meio marronzinho mas não interferiu no sabor.
Para fazer, misturei tudo numa vasilha, e dei uma sovada de mentira, porque não fico meia hora apertando, mas sim apenas até a massa soltar das mãos... hehehehehehe
Quando ela estava no ponto, cobri com uma toalha de pano limpa, e coloquei no forno (desligado, claro!), para crescer. Aí, fui fazer o recheio...
Para ele, usei uma cebola pequena bem picadinha e uma colher de chá de alho picado (sem sal), refogados em um pouco de azeite. Quando estava aquele cheiro fantástico na casa, acrescentei a lingüiça moída (passei no meu processador, ficou parecendo moída naquelas máquinas de antigamente, ótima!).

Usei um pacote dessa lingüiça aqui, mas não sei como se chama...


Aí, deixei apurar um pouquinho, e coloquei uma pitada de cominho, uma rodadinha de pimenta do reino, um pouco de extrato de tomate e um pouco de água, só para cozer a danadinha.
Quando ficou cozida e mais sequinha, com um molhinho bem grosso e encorpado, desliguei o fogo. Eu deveria ter deixado esfriar, mas queria fazer logo o pão, então usei quente, mesmo! Isso não é nem um pouco aconselhável, hein? O ideal é sempre usar recheios frios.
Liguei o forno, para aquecer previamente.
Recheio pronto, peguei a massa, e metade dela eu abri com um rolo. Recheei com a lingüiça, enrolei e coloquei na assadeira, que já estava untada e enfarinhada.
Com a outra metade, peguei porções e fui colocando o recheio dentro, e por cima uma rodela de ovo cozido. Parece doidice, mas ficou tão bom, o pão suave, a lingüiça picante e o ovo mais neutro (dentro do possível).
Em dois pãezinhos eu coloquei gotinhas de chocolate, em vez de recheio salgado. Fantástico! Tô fazendo isso sempre que faço qualquer pão, e cada um fica melhor do que o outro, com aquele recheio de chocolate quente derretido saindo... Huuummmm...
Para finalizar com uma frescurinha, depois de pincelar a gema nos paes (eu a dissolvo em um pouco de azeite), coloquei em cima deles (cada pão uma cobertura, claro) semente de papoula, gergelim e orégano. Nos de chocolate, mais gotinhas.
Saldo da noite: muitos hummmsss, meus e de Marido.



A sobremesa - pão de chocolate

Marcadores: , ,