terça-feira, agosto 28, 2007

Risoto de lingüiça





Com a praticidade, risoto é um prato que está em alta aqui em casa. Contribui também o fato de seu preparo parecer que tem uma aura mágica, acho que pela (inverídica) dificuldade em se preparar, em razão do ponto certo em tese não ser tão fácil de se alcançar. Assim, o povo acha que risoto é o que há de chique e trabalhoso...


Porém, no dia em que fiz este risoto de lingüiça, o propósito além de comer era estrear um lindo presnete que eu havia recebido de uma amiga muito querida, que conheci através da Tatu Mixirica: a Fafah.

Eu estava viajando no fim de semana e, quando cheguei em casa, havia um lindo embrulho me esperando. Nele estavam dois presentes: um lindo, lindíssimo prato de Romero Britto, que para quem não conhece é um artista pernambucano que faz coisas maravilhosas, e muuuito sucesso mundo afora. Ele tem uma galeria na Oscar freire (pooodre de chique, fala sério), e uma nos EUA, salvo engano em Miami.

Enfim, o primeiro presente, que a Fafah fez ela mesma, vou fazer suspense e ficar devendo a foto. Mas o prato vocÊs já podem ver aqui, junto com esse risotinho meio comfort food que saiu aqui da minha cozinha só para estrear o meu presente.

Fafah, já te agradeci várias vezes, e aqui vai mais uma: muuuito obrigada!!! Amei os presentes de verdade!!!

RISOTO DE LINGÜIÇA JOSEFINA

01 pacote de lingüiça Josefina (uns posts atrás tem foto da que eu uso)

01 cebola pequena, cortada miudinha

01 colher de sopa de manteiga

01 colher de sopa de azeite

01 xícara de arroz arbório (próprio para risoto), sem lavar

uma xícara de vinho branco ou, na falta, meia xícara de vodca

+/- 03 xícaras de caldo de legumes quente (isso vai variar de acordo com a absorção do arroz, eu sempre deixo um pouco a mais de caldo quente na panela ao lado)

01 pitada de sal e pimenta moída a gosto

Primeiro pique as lingüiças em rodelas e, depois, as rodelas ao meio.

Leve-as ao fogo em uma panela com um fio beeeem fininho de óleo, ou então numa frigideira antiaderente sem óleo, e deixe lá até que elas fiquem mais sequinhas e crocantes - mexa de vez em quando para não grudarem.

Numa panela funda, coloque a cebola, a manteiga e o azeite, e mexa até que a cebola fique transparente. Jogue aí o arroz, e dê aquela refogadinha boa nele.

Em seguida, coloque a bebida alcoólica (em regra vinho, mas para não abrir um vinho só pro risoto, pode ser vodca que fica delícia tb - truque da Katia). Deixe evaporar mexendo sempre, e a partir daí é só ir colocando o caldo quente, concha após concha.

Para saber o ponto do risoto eu vou provando, mesmo. De grão em grão, para não encher, mas tem que ser provando. O importante é só colocar a próxima concha quando a anterior já tiver sido quase que totalmente absorvida.

No meio do processo eu coloco o sal, e a pimenta entra no finzinho - quem gostar dela mais pronunciada, pode salpicar por cima, depois de pronto.

Quando já estiver praticamente no ponto certo, coloque 2/3 das lingüiças fritas, e mexa mais um pocuo, para envolver.

Pronto! Nas receitas tradicionais, nesta hora vai manteiga gelada, para dar um brilho extra. Eu só coloco às vezes, neste dia eu não coloquei pq achei que a lingüiça já me fornecia todo o colesterol que eu precisava naquele dia...

É só colocar num prato lindo o chique de servir, como um de Romero Britto, por exemplo, e colocar o resto da lingüiça fritinha em cima, para dar aquela crocância.

Esta quantidade ser muuuito bem 2 pessoas, ou três finas e educadas que não comam muito, especialmente se acompanhar uma carne.