quinta-feira, agosto 16, 2007

Bolo de chocolate de Maria Eduarda

Nós aqui em casa ainda não temos filhos. Porém, temos uma afilhada, Maria Eduarda, que tem 6 anos e é fiha de minha tia mais nova. Ela é muito esperta, e não posso negar que nós somos muito corujas em relação a ela, louquinhos pela danada (Marido que o diga).
Mas tem como não adorar uma pirralhinha de 3 anos lhe chamando de padinha???? É que ela se acostumou a nos chamar de padrinho e madrinha, mas quando era menor, não sabia falar o "dr" no meio da palavra, então era "padinho" e "padinha" (o M ela sabia, mas acho que era mais fácil na lígua do P). A gente morria de rir, ficava pedindo para ela repetir toda hora, só pra ouvi-la me chamando de (em)padinha... :)
Hoje ela já está uma moça, e não só nos chama da forma correta, como também sabe ler e escrever nossos nomes e tudo o mais que se imagine. Aliás, ela adora ler, e nós temos tentado, na medida do possível, incentivar esse hábito nela.
Pois bem, para ela, vir pra nossa casa é só diversão. E pra gente, é diversão + trabalho, mas adoramos e fazemos de muito bom grado. Queríamos até fazer isso muito mais vezes. E não tem como não gostar de tê-la aqui em casa, quando ouvimos coisas assim, depois de ela passar dois dias conosco e ganhar um livro e um brinquedo de presente:
Eu: E aí, gostou de passar esses dias na casa de madrinha e padrinho?
Ela: Claro, né, Madrinha? Fiz um monte de coisa legal, e ainda ganhei até 3 presentes!!!
EU: Oxe, tás leza, é? Quais foram os 3? Eu só me lembro de dois...
Ela: Eita Madrinha... Foi três! O livro de Charlie e Lola, a máquina de compras e passar o dia na sua casa!!!
Eu, babona e chocada: Ahhh... tá... legal...
Fala sério, que ouvir isso é o melhor presente pros padrinhos babões, né não????
Enfim, mas deixando a corujice de lado, e voltando a falar de comida, que é a que esse blog se propõe, quando ela esteve aqui nesse tal dia, eu e ela fizemos um bolo de chocolate para o Padrinho.
Foi uma farra só, coloquei ela pra rodar a tigela da batedeira, peneirar a farinha, e colocar as bolinhas de chocolate em cima.
A melhor parte: depois de fazermos o brigadeiro da cobertura (sim, porque para crianças e pro meu marido, o melhor bolo de chocolate é o recheado E coberto com brigadeiro!), deixei a panela já fria em cima da pia, e fui arrumar as coisas dela.
Quando volto para a sala, está a trelosinha na frente da tv, com a panela no chão, se lambuzando com o resto do brigadeiro!!! Ah, danada!!!! pelo menos mostrou que ela se sente à vontade MESMO na nossa casa!!!!
A receita escolhida eu tirei de um encarte que peguei há muitos e muitos anos atrás, publicado perto da Páscoa e que só tem receitas com chocolate Nestlé. Aqui está:
BOLO DE CHOCOLATE
Ingredientes:
  • meia xícara de chá de manteiga
  • 1 xícara e meia de chá de açúcar
  • 6 ovos
  • meia xícara de chá de leite
  • 1 xícara e meia de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • meia colher das de sopa de fermento em pó
  • manteiga e farinha de trigo para polvilhar uma forma redonda, de 25/26 cm
Modo de Fazer:

1. Ligue o forno, para pré-aquecer.

2. Coloque sua afilhada sentada numa cadeira, dê a ela um pincel culinário com manteiga, e deixe que ela unte a forma que será utilizada. Permita também que ela passe a farinha de trigo, e mele toda a bancada da pia...

3. Peneire o chocolate, a farinha de trigo e o fermento juntos.

4. Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira, ligue-a, e deixe sua afilhada girando a tigela até obter um creme claro e fofo.

5. Junte as gemas uma a uma, deixando a afilhada girar a tigela após cada adição, até obter um creme homogêneo.

6. Adicione aos poucos o leite, intercalando com a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento, e reserve.

7. Bata as claras em neve e junte-as à massa de chocolate, misturando delicadamente. Neste momento, a afilhada pode´ra, no máximo, olhar. E bem longe do fogão!

8. Coloque na forma untada, e leve para assar em forno médio pré-aquecido (180°C) por aproximadamente 30 minutos (no meu forno deu um pouco mais, mas isso é normal).

9. Deixe sua afilhada lamber a tigela da massa crua, se melecar todinha, lamber os braços sujos, e depois vá dar um banho nela, enquanto o bolo assa e o Marido não chega...


Para recheio e cobertura, fiz um brigadeiro mole com uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e 3 colheres de sopa de Nescau. Para enfeitar, aquelas bolinhas de flocos de arroz cobertos com chocolate.



Infelizmente não consegui tirar foto do bolo todo, mas ficou uma delícia! Mainha, voinha, Marido, todos aprovaram. E Duduca, claro, se sentiu A cozinheira, orgulhosíssima do bolo que ELA fez!!! Essa receita está super aprovada aqui em casa, vai virar a receita básica de bolo de chocolate pra mim.

Marcadores: , ,