quinta-feira, agosto 23, 2007

Torta de morangos e retorno

Rá! Vocês achavam que estavam livres de mim, né? Pufff... Já ouviram aquela estória de que vaso ruim não quebra? Pois bem, aqui estou...



Eu sei que não preciso justificar minha ausência temporária aqui, mas é como eu digo a Marido: mulher tem uma coisa, um faniquito, uma vontade looouca de dar explicações!!!! Eu que sou detalhista, então, adoouuuro!!!



Enfim, eu tava com muito trabalho, muitas coisas acontecendo no plano pessoal, a roda viva de Chico Buarque girando, girando e girando por aqui...



Mas tá passando, e eu voltei!!!



Em (quase) grande estilo, com uma receita delííícia, simples, de preparo fácil e rápido (só demora mais o tempo de gelar), e que só não ficou perfeita na aparência porque eu esqueci de "tingir" o gel de brilho que usei na finalização. Para compensar, porém, o sabor ficou naquele tempo verbal "mais-que-perfeito", lembram? Super gostoso!!!


Essa receita tem ainda um outro mérito. Seguinte: eu sou uma pessoa que detesta massas de torta feitas com biscoito! Nunca havia comido umazinha só de que gostasse, sempre achava o gosto ruim demais, amanteigado demais, sei lá. Masss... tudo mudou!!! Depois desta torta, fez-se um novo horizonte em minha vida, e agora eu gosto de torta de morangos com base de biscoito - desde que seja esta base, e com a marca de biscoitos que eu usei!!! kkkkkkkkk Claro, senão não vai ficar igual!!!! :)



Enfim, vamos à receita.



Massa:

1 pacote de bolacha Maria ou Maizena, bem triturada no liquidificador ou processador (usei este último)
100 gramas de manteiga derretida - pulo do gato: coloquei os 100g para derreter, mas fui usando de colher em colher, até dar o ponto, para não correr o risco de ficar manteigosa demais. E a receita manda usar manteiga sem sal, mas eu fui de Qualy e deu super certo.


Misture a farinha de biscoito com a manteiga, forrer o fundo e as laterais de uma forma de torta, com a ajuda das costas de uma colher para compactar bem a massa.


Leve ao forno médio por uns 5-10 minutos, apenas para secar a massa (não precisa assar muito, é só notar que a massa já virou uma casquinha crocante). Tire do forno e reserve.

Esta é a massa já assadinha e crocante.





Para o recheio, eu fiz aquela boa e velha papinha básica: uma lata de leite condensado, 2 gemas (peneiradas), quase uma lata de leite (eu queria com o gosto do leite condensado marcante e mais mais grossinho) e uma colher de sopa cheia de amido de milho (maizena), dissolvido no leite. Para facilitar, bati isso tudo no liquidificador.

Leve esses ingredientes previamente misturados ao fogo baixo, e mexa até ele engrossar. reserve, e espere esfriar.


Como eu tava com pressa, para esfriar eu fiz assim> coloquei o creme pronto num vidro, e dentro de outro vidro maior coloquei gelo e água. Encaixei o vidro menor lá e, com todo o cuidado para não respingar, fiquei mexendo o creminho lá, para esfriar. É o famoso choque térmico, creio eu...


Por fim, quando o creme estiver frio, coloque-o sobre a massa já assada e també fria da torta, e arrume os morangos sobre o recheio.
O correto, em termos de beleza, é cortar os morangos ao meio longitudinalmente, e arrumá-los harmonicamente sobre o creme. Como o que eu tinha era pressa, cortei os morangos aleatoriamente, e fui arrumando-os com vistas a cobrir o creme, e não a ficar belo - aliás, a apresentação dos pratos é um quesito em que preciso melhorar muuuito!!!
Feito isso, é só prepapar o Gel de Brilho - maravilha da tecnologia que descobri recentemente, e deixar a torta com aquela cara de doceria - quer dizer, no meu caso não ficou muito, porque o gel de brilho era incolor, quando o ideal seria o vermelho, ou o incolor com suco ou anilina... enfim, aprendi a lição para a próxima.

Este foi o gel de brilho que usei

O que importa é que, embora a presentação não tenha ficado lá essas coisas, a torta ficou bastante gostosa!!!

O grand finale, com a torta prontinha.

Marcadores: , ,