quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Comida de hospital

Há poucos dias, por coincidência, minha querida amiga Faby escreveu sobre o mesmo assunto.


Felizmente, como eu disse nos comentários do post anterior, já estou me restabelecendo, e creio que amanhã devo ser liberada - no máximo, saio daqui na sexta-feira!


Pois é, no total vão ser alguns longos dias de estadia hospitalar, e obviamente tudo que eu comi aqui foi... comida de hspital!!!


(ok, ok, nem tudo... minha médica permitiu um contrabandozinho básico, e dia desses mainha trouxe um pão italiano com recheio de queijo ma-ra-vi-lho-so!!! Mas ninguém vai divulgar isso, né?)


Só que, para minha felicidade - porque vocês devem lembrar que sim, eu sou meio enjoadinha para comer - o hospital em que estou, digamos, hospedada, não se utiliza mais daquelas comidas tipicamente de hospital: sem cor, sem graça e sem sabor.


Nada disso, muito pelo contrário!!!


Aqui, eu como filé ao molho madeira com champignons, filé de frango à parmegiana, fango na cerveja, peixe ao molho de maracujá e até o clássico dos anos 80: estrogonofe! E o pior - ou melhor: tudo muito gostoso, temperado, cheiroso e bem arrumado no prato. Com acompanhamento, arroz de tudo quanto é jeito:branco, com blargh-colis (brócolis), com passas, com pimentões, e com mais uma infiidade de coisas... Tem ainda legumes salteados, batata frita (sério!), batatas coradas, creme de milho...


Parece comida de um restaurante normal, simples mas com capricho, que nos permite esquecer por alguns minutos que estamos almoçando num centro hospitalar, e não num restaurante bem legal.


E isso, pelo que vi no jornalzinho do hospital e já tinha notado ao visitar pessoas em outros centros médicos, parece ser uma tendência forte, que veio para ficar. Busca-se não apenas alimentar adequadamente o paciente (porque eu me recuso a me chamar de doente!), de acordo com suas necessidades e restrições, mas sim fazer com que o ato de comer seja um ato de prazer, em que se saboreie os alimentos, sentindo seus sabores, aromas e texturas.


Enfim, eu até que tô gostando, viu? Para ser comida de hospital, o cardápio até que esá muuuito gostosinho!


Mas ó, sem modéstia: a comida que eu faço anda é melhorzinha, tá? :)