terça-feira, janeiro 29, 2008

Salpicão light


Eu sei que a foto não está boa, e que é difícil pensar em salpicão light - pelo menos para mim, é! - mas esse prato bem que ficou gostoso...
A questão é que, nessa onda de fazer muito frango grelhado, às vezes acontece de sobrar uns pedaços que, szinhos, não servem para duas pessoas jantarem, mas misturados a outras coisas podem virar ótimos pratos.
Porém, tudo o que eu penso em fazer com frango desfiado é gordo, e aí como ainda estamos no mês da dieta, eu tive que quebrar a cabeça e pensar em algo leve, mas que fugisse da opção sanduíche.
Lembrei-me, então, que o prato clássico para sobras de frango é salpicão - basta pegar o frango desfiado, misturar tuuudo o que você tem na geladeira, meter maionese, e pronto! Você já tem seu próprio salpicão.
Só que, como eu disse, tinha que ser algo light... Ora, que tal então improvisar um salpicão light? Eureca - parecia que eu tinha descoberto a coisa mais incrííível do mundo... pffff... Enfim, resolvi que fazria um salpicão light à minha moda, como não poderia deixar de ser...
Fiz assim: cozinhei 2 xícaras de macarrão do tipo gravatinha (farfalle) até ficar al dente (na verdade, até ele ainda continuar bastante firme, pois teria que aguentar a misturação com os demais ingredientes...), e quando tirei do fogo coloquei em uma tigela com água e gelo, para cessar o cozimento.
Enquanto esperava o macarrão esfriar completamente, misturei o frango desfiado, folhas de alface rasgadas grosseiramente, cenoura raladinha, coentro picadinho, cebola, ervilhas, tomates e um tico de passas brancas que ainda restavam nesta casa (não sme antes hidratá-las em água morna).
Agreguei esses ingredientes ao macarrão e, para dar a "liga", o que normalmente se faz com maionese, eu usei um pote de iogurte natural desnatado, que bati no microprocessador com meia cebola pequena, uma colher de café de catchup, uns pingos de molho inglês, uma pitada de sal e uma moidinha de pimenta do reino. Processei, e depois acresci este molho aos demais produtos.
E pronto! Fácil, né? E, acreditem, fica bastante gostoso e refrescante! Tanto que já fiz novamente aqui em casa, com pequenas variações...

Marcadores: , , , , ,