sábado, fevereiro 09, 2008

Uma chance aos 7 cereais - salmão delícia



Tentando voltar à nossa programação normal - ou seja, tentando sumir menos do blog, aqui está uma das refeições que preparei tentando incluir alimentos mais saudáveis em nossa rotina.


Neste caso, além do salmão, que por ser peixe já é mais leve e saudável que a carne bovina antes reinante nesta casa, havia também o Ráris 7 cereais, que é uma mistura de 7 grãos, portanto rico em fibras, as quais segundo os médicos fazem um bem danado, especialmente no que se refere às atividades intestinais.


Bem, eu gostei bastante do Ráris, achei que ficou uma delícia, e casou super bem com o salmão e o molho de laranja que o acompanhava (mas que ficou tímido e não quis sair na foto - mentira, eu que esqueci, mesmo!!!). Já Marido... bem, digamos que não foi lá, assim, o acompanhamento que ele considerou ideal... Disse que "dava para comer", mas na próxima ele dispensava o Ráris... Salientou, porém, que o salmão estava uma delícia (deveria eu acreditar, mesmo?).


Para servir esse prato, que para mim ficou perfeito não obstante comentário marital, eu usei os seguintes ingredientes:

- duas postas de filé de salmão, cujo tamanho eu não sei precisar, pois eu vejo e compro do tamanho que sei ser suficiente para que eu e Marido comamos;
- meia xícara de shoyu;
- uma xícara de suco de laranja (usei natural, mas acho que vale também do artificial);
- aproximadamente 2 a 3 colheres de sopa de mel (eu viro a garrafinha, mas acho que seja algo por aí...);
- uma colher de sopa de maizena (eu sei que em salgados é melhor trigo, mas a maizena é muuuito mais rápida na hora de fazer o molho...);
- uma pitada de sal e uma moidinha de pimenta do reino;
- a medida indicada pelo fabricante do Ráris para duas pessoas (joguei fora o pacote, e agora não me lembro mais! Mas creio que seja algo como quase uma xícara, que é a medida do arroz "normal")
- um tablete de caldo de legumes pronto.
Para começar, coloquei água para ferver e lá coloquei o Ráris. Atenção: demora muuuuiiiito para ficar pronto, meu povo! Afff, acho que levou bem uma hora... sei não! Enfim, coloquei lá todos os 7 cereais, conforme instruções do fabricante, e fui preparar o salmão. Deixei os filés marinando no shoyu, pura e simplesmente.
Enquanto isso, vamos fazendo o molho: basta colocar o suco e o mel numa panelinha, levar ao fogo mexendo de vez em quando por uns 5 minutinhos, até levantar fervura. Quando isso acontecer, dissolver a maizena no mínimo possível de água (ou num dedinho de suco que você tenha separado previamente para isso), e acrescentar ao suco "fervente". Acrescentar a pitada de sal e a moidinha d epimenta. Colocar o fogo no mínimo possível, e mexer sempre, para não empelotar, até que adquira a consistência desejada - gente, é MOLHO, e não MINGAU, hein? Cuidado para não endurecer demais!!! Pronto. Reserve até o momento de servir.
Então, ligue seu grill ou grelha ou frigideira para aquecer, e lá deixe seus filés adquirirem um delicioso e lindo tom marrom-dourado, que irá certamente fazer-lhe salivar na hora em que for avistado no prato.
Em seguida, quando o arroz já estava no ponto e com quase nada de água, misturei um tablete de caldo pronto a ele, só para dar mais sabor. Apurei, e ainda tive que escorrer um tico de nada de água que restava na panela (preciso advertir que usei um pouco mais de água do que a embalagem pedia, pois a minha secou e o arroz ainda estava durinho da silva!).
Tudo pronto, é só servir: Ráris enformadinho num canto, peixe em outro, molho na molheira, e umas folhinhas de alface e cenourinha ralada, que é para não perder o costume de ter alguma coisa, ou melhor, qualquer coisa, saladal no prato... hehehehe
Uma última coisa, que não tem nada a ver com cozinha: escrever em blog é muito bom, viu? As coisas fluem, a gente não precisa se preocupar muito com a redação, quero dizer, com a forma das coisas... Digo isso porque acabei de notar que misturo o tempo todo a maneira de explicar a "receita", ou o "modus operandi" da comida: ora digo que eu fiz assim, ora digo que você faça assado... Enfim, uma mistureba total, conforme eu aprendi nas aulas de Português, e absolutamente imperdoável na minha escrita diária, em que me dirigo às Excelências da vida... Tento sim, na medida do possível, corrigir as falhas gramaticais que vou vendo durante a escrita, mas como não releio muito o que já escrevi, às vezes saem coisas erradas, mesmo. Ou vocês não se lembram do meu felissss dia das mães??? hehehehehe

Marcadores: , , , , , ,