quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Morango-surpresa


Então tinha alguém aqui de dieta, né? Sei...

Bem, a gente continua tentando manter a dieta, mas na verdade ela agora está beeem mais flexível, pois eu tenho tentado fazer comidas que sejam, primeiro, saudáveis, e só depois realmente light/lights/lighties (como se faz esse plural, hein? Ou é inflexível???).

Enfim, numa das "fugidas", fiz esses morangos, que são super simples e absolutamente deliciosos! É apenas um morango coberto com uma camada de brigadeiro branco (aquela mesma massa básica da surpresa de uva) e banhado no chocolate derretido, que desta vez era meio amargo e casou super bem!

Para fazer, eu usei:

- meia bandeja pequena de morangos (acho que uns 10 ou 15, apenas, porque como vocês vêem na foto, eu gosto da camada de doce bemmm gordinha!);

- uma lata de leite condensado;

- uma colher de sopa de manteiga/margarina;

- um tablete de chocolate meio amargo.

Para fazer, primeiro você vai lavar e secar muito bem os morangos, e reservar.

Leve o leite condensado e a manteiga ao fogo, mexendo sempre até dar o ponto de brigadeiro, que é quando ele desgrudar da panela (inclinando levemente a panela, o doce descerá, desgrudando a lateral e mantendo o fudno coberto). Deixe esfriar.

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas - eu uso o micro, na potência média, por um minuto, tirando em 30 segundos. Se necessário levar novamente para derreter mais.

Quando o doce estiver frio, você ou unta a mão com manteiga, como se fazia na década de 80 para não grudar as mãos, ou molha as mãos e não enxuga, batendo levemente numa toalha e obtendo o memso efeito anti-grudante. Enfim, escolha seu método, abra uma porção de doce na mão, e coloque lá o morango.

espalhe o doce sobre toda a fruta e se certifique de que está totalmente coberta. Então, espete um garfinho de fondue (eu faço assim, mas há métodos mais profissionais) no morango, onde ficam as folhas, e mergulhe no chocolate, banhando toda a fruta.

Deixe secar, e pronto! É só se refestelar!!!

Marcadores: , ,