quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Supermercados

Eu sou uma pessoa que ADORA fazer as compras de mantimentos para casa, que efetivamente se diverte num supermercado, e que não reclama de passar mais de duas horas perambulando entre as gôndolas - e mais trinta minutos esperando para ser atendida no caixa.
Mas além disso eu sou uma pessoa que se julga (minimamente) econômica, que gosta de pesquisar antes de adquirir (quase) tudo, e que gosta de comparar sempre - vale mais a pena um pote de 300 gramas, ou dois de 500? É um produto muito usado em casa, ou apenas de vez em quando? Terei eu tempo de fazer algo mais refinado este mês? A onda light ainda apermanecerá nos próximos tempos? Todas essas perguntas rondam a minha cabeça enquanto estou olhando as prateleiras, e aí, se eu não me policiar, perco o dia andando no mercado!
Observando que a feira mensal estava cada vez mais cara, resolvi dar uma pesquisada nos supermercados existentes por aqui, para ter uma idéia mais clara de onde realmente as coisas estão "mais em conta".
E eu descobri que, na verdade, é tudo a mesma coisa!!!
Sério! Claro que às vezes rola uns 15% de variação entre um mercado e outro, mas não entre todos, e muitas vezes isso é compensado, no mais caro, com um melhor atendimento, organização e leque de produtos.
Trocando em miúdos, e falando dos supermercados que existem em Recife perto da minha casa, observei que o efetivamente mais barato é o Atacadão Extra, cujas unidades mais próximas, na realidade, ficam em Olinda e na BR, logo após a saída de Casa Forte. Ele realmente é mais barato, mas muito pouco, nas quantidades que eu compro. Vale a pena, por exemplo, para quem tem umas 5 ou 6 pessoas em casa, que consome muuuuitas coisas por mês, já que você pode comprar no atacado e, aí sim, economizar algo como uns 15/20%, creio eu. Só que ele tem alguns defeitos, pelo menos para mim, quais sejam: é longe; o carrinho é horrível para se arrumar as coisas dentro; não tem embalagem - não é que não tenha embaladoR, é que não tem sacos plásticos ou de qualquer material, então você tem que levar sacos (muuuitos, não vale aquela sacolinha fashion pró-reciclagem) ou caixas de papelão já de casa; não aceita cartão de crédito, só de débito e cheque pré-cadastrado. Levando em conta que o sistema vive caindo, só rola cheque e dinheiro mesmo, e cheque após cadastro, ou seja, eles limitam quanto você pode gastar. Tô fora!!!
Tentei, então, o Extrabom. É uma rede local, de apelo popular, em tese destinada ao público B/C. Na verdade, era assim, pois inaugurou uma filial no Parnamirim, bairro de classe média/alta da cidade que fica perto de outros bairros "chiques e tradicionais", e passou só uns 3 meses com preço mais baixo. Foi inserindo produtos mais sofisticados (nada chique, só mais variedades em queijos e iogurtes, por exemplo) para alcançar a clientela mais abastada, e depois que o povo se acostumou a ir lá, aumentou consideravelmente seus preços, e hoje está no mesmíssimo patamar do Bompreço - sem a variedade do Hiper Center, e o mínimo de conforto que eles oferecem.
Obviamente que também já fiz muitas feiras no Bompreço e no Extra, mas eles são o de sempre: clientes fiéis, preço na média, uns produtinhos mais ajeitados e filas, muuuitas filas. Se você não se importar com elas, vá a um deles. É o de sempre, sabe? Aquele mercado que o povo frequenta há 50 anos, e não muda pq já se acostumou... Para quem só compra a mesma marca de arroz, sabão, extrato de tomates, manteiga leite - nada de variar.
(Parêntesis na questão filas: eu disse, no começo, que não me incomodo com filas. Na verdade, não é bem assim... é que eu adoro mexer nas coisas que o povo vai esquecendo ou desistindo, e sempre acabo achando alguma coisa de que eu estava precisando, ou estava esquecida, ou apenas me chamou a atenção e eu vou levar... kkkkkk essa é mais uma mania! Outra coisa, eu tb SEMPRE, mas SEMPRE MEEEESMO, tiro alguma coisa do carrinho para não levar! Pode ser um único sabonete, um saco de pão, QUALQUER coisa, mas eu sempre acho que aquilo é supérfluo, e acabo desistindo.... kkkkkkk)
Por fim, a minha última opção, que foi este mês, foi o Pão de Açúcar. Sem sombra de dúvidas, é meu lugar preferido para comprar comida e adjacências, é onde faço as comprinhas de última hora e tals, porém, acho seu preço muitas vezes proibitivo, em algumas coisas. Mas só que este mês eu fiz a feira mensal lá e, quer saber? O preço deu o mesmo do Bompreço! Fique chocada, sério mesmo!!! Esperava uma facada, uma exorbitância, mas que nada! Notei que a diferença é mais nos artigos de luxo, mas nas coisas do dia-a-dia é tudo meio parecido. Sem contar que o grande encarecedor das feiras aqui em casa são produtos de limpeza e higiene pessoal, e estes têm a mesma média de preço em todo canto. Um detergente de pratos oscila entre R$ 0,70 e R$ 2,00 em qualquer destes supermercados, dependendo da marca. O desodorante do Marido custa entre 7,00 e 8,00, independente de onde compremos. Isso não muda muito. Sem contar que no Pão de Açúcar eu me sinto bem, prazerosamente bem! Corredor amplo, funcionários super gentis, NADA DE FILAS, muuuitas revistas boas nas gôndolas, ar condicionado a todo gás... E isso, sinceramente, compensa eventuais 10% de diferença que pudessem haver na feira.
Assim, para atender ao meu bem-estar, e me permitindo esses pequenos luxos do cotidiano, eu resolvi: feira, agora, só no Pão! Até porque, veja bem, "o Pão de Açúcar é lugar, de gente feliiiz"...