domingo, fevereiro 10, 2008

Restaurante Allure - vale a pena conhecer!

Sabe aquela ida absolutamente despretenciosa a um lugar, que termina virando uma noite deliciosa, com comida idem, ambiente nem se fala, e a descoberta de que, sim!!! - ainda existem maitres e donos de restaurante que - sim!!! - estão preocupados em prestar um bom serviço e cativar o cliente?

Pois foi bem assim que aconteceu no sábado, com Marido e eu, Sandra e André e Karla e Alexandre. Fazia tempo que a gente não se encontrava, e resolvemos sair para jantar. Na dúvida em para onde irmos, lembrei-me de ter visto uma crítica, matéria ou chamada - não lembrava o quê, nem onde - sobre o Restaurante Allure, em Boa Viagem.

Pelo que eu tinha visto, o chef de lá propunha o desafio de, com os mesmos R$ 10,00 (dez reais) que você usaria para comer uma coxinha e um refrigerante, você conseguir degustar de uma das entradas e uma taça de vinho no Allure. Fiquei suuuuper curiosa com isso, topei a empreitada e as meninas, que confiaram em mim - coitadas, pobres queridas de boa-fé... - aceitaram ir lá.

Bem, já gostamos do que vimos desde a chegada, pois a fachada é bem interessante, muito bonita, numa composição de paredes com azul. Ponto positivo. Ganhou pontos também por ter aceito reservas - algo extremamente difícil nos bons restaurantes de Recife, para um sábado à noite: como sabem que terão clientela, simplesmente não reservam mesas... pena!

Enquanto estacionávamos o carro, o chef de lá estava na porta, e foi receber alguém que chegava àquele mesmo momento. Espichei o ouvido, e vi que ao ser questionado sobre "o que era bom lá", o chef não pestanejou em responder: "temos um cordeiro divino". Ali já estava decidido o que eu jantaria naquele sábado pós-carnaval...

Adentrando o recinto, mais boa impressão: uma parede de tijolo aparente, ambiente à meia-luz, mas sem ser aquela coisa muuuito intimista, apenas um pouco menos claro do que o "normal", para dar aquele climão.

Sentamo-nos, e começamos a faezr os pedidos de entradinha. Realmente o restaurante fazia aquilo a que se propunha: muitas de suas entradas custavam R$ 6,00! É bem verdade que (obviamente!) eram individuais, mas eram muito bem servidas. E vamos combinar: dificilmente você acha entradas neste preço, pelo menos aqui em Recife...

Pedimos queijo coalho empanado com geléia de pimenta, fígado de frango glaçado ao vinho do Porto, bruschetas e um antepasto de beringela. Havia mais de 15 opções no cardápio, certamente, e dentre as pedidas a única em que eu mexeria era na minha, o fígado, que para o meu gosto poderia ser um pouquinho mais cozido - mas isso é discutível, pois eu não gosto de nada ao ponto, sempre quero bem passado!

Passadas as entradas, escolhemos os pratos principais. Diante daquela afirmação do chef na chegada, 4 fomos de carré de cordeiro com purês de jerimum/abóbora e batatas, um foi de ossobuco de cordeiro, e outro pediu um peixe, cujo preparo e acompanhamentos não me recordo.
Aí, o maitre nos informou que seria adequado que, antes de pedirmos o principal, optássemos por uma das 2 opções de primeiro prato: ceasar salad ou sopa de cebolas. 4 foram de ceaser, e disseram estar muito boa, e 2 fomos de sopa de cebola, que para mim estava ótima, delícia!!! Com o pão em cima cheinho de queijo derretido, e a sopa bem encorpadinha, enfim, saborosíssima!!!
Na hora dos pratos, houve o acontecido que me fez concluir que sim, ainda há restaurantes que se preocupam em "servir bem, para servir sempre", ou seja, ainda pensam na fidelização dos clientes.
Chegaram 5 dos 6 pratos, todos de cordeiro, e exatamente o de peixe, logo, o mais simples, não chegou. Enquanto nossas comidas estavam começando a esfriar, o peixe insistia em não aparecer...
Chamamos o maitre, explicamos que já estávamos há uns 5 minutos esperando, e depois de mais bem outros 5, finalmente o peixe apareceu. Neste momento, todos que haviam recebido seus pratos já estavam comendo, porque caso contrário eles teriam sido degustados super frios, o que realmente não nos permitiria apreciar o real sabor da comida tão finamente preparada.
Enfim, comemos todos, e fomos unânimes em achar que a comida estava muuuuito gostosa, não obstante a falha da excessiva demora em um dos pratos.
Para a sobremesa, eu fui de petit gateau com o Marido (nada criativos!), que tanto quanto o resto do jantar, estava super saboroso. Consistência certinha, bolinho quente com interior cremoso pelo pouco tempo assando, e não pelo recheio artificial que costumam usar em alguns lugares... As sobremesas de nossos convivas, desculpem mas eu não me lembro... :)
No fim, a surpresa: o maitre veio até a nossa mesa, desculpou-se pelo atraso no prato de peixe, e explicou que tal ocorrera porque o peixe, qando preparado, havia ficado seco em excesso, e para não servir daquele jeito, portanto fora do padrão de qualidade da casa, eles resolveram fazer outro peixe, e daí a demora para servir.
E tendo em vista que era a nossa primeira vez na casa, e que ele gostaria que déssemos uma nova chance ao Allure, gentilmente excluiu o prato de nossa conta.
Gente, isso é tão bobo, tão pequeno até, tanto para o nosso bolso quanto para o lucro final deles, mas é de uma GENTILEZA tão rara hoje em dia, né? Um gesto simples, mas cada vez mais difícil de vermos, até memso nos grandes, chiques e famosos restaurantes, mas que ocorreu no Allure e certamente o fez ganhar ainda mais pontos conosco.
Só preciso dizer que o maitre não precisaria ter feito isso para que voltássemos lá - a comida, local e atendimento, por si sós, justificam várias novas idas. Mas a simpatia e gentileza fizeram-nos ter a certeza de que é, sim, necessário voltarmos.
Finalizando, quero dizer que a relação custo X benefício lá também valeu super a pena, pois o preço de tudo é bastante convidativo. Ah, e para quem gosta de vinhos, a casa conta com uma carta de mais de 300 rótulos, com preços acessíveis.
Nota 10 para o restaurante!
E aí, quando você vai lá??

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