terça-feira, janeiro 15, 2008

Salada e frango - a dieta ainda está de pé!



Eu sei que o título não é nada chamativo, mas fazer o quê, se o prato realmente consiste no que está indicado logo acima???

Tenho postado pouco em razão de as refeições aqui em casa não terem variado muito, da semana passada para cá. Tudo gira em torno de folhas, verduras, e peixe ou frango grelhados. Claro que a gente muda um pouco, usando sobrecoxa no almoço e peito no jantar, variando os temperos em que o frango vai marinar e, obviamente, nos molhos (graaande variação, para não dizer o contrário...)
Ah, os molhos! Eles são a grande vedete por aqui, preciso dizer. É que o Marido, que está mais radicalmente imbuído do desejo de perder alguns quilinhos, diz que para ele a salada não precisa variar nunca, só o molho.
Isso por um lado é ótimo, pois se antes eu ficava quebrando a cabeça para fazer uma salada diferente a cada refeição (5 almoços e 5 jantares por semana), agora nem ligo mais. Mudei! Fico quebrando a cabeça apenas com o molho, e a salada varia apenas no tipo de folha, se leva ou não cenoura, se leva ou não ervilha, e por aí vai...
Mas fico mesmo doidinha inventando molhos para que as saladas apresentem um mínimo de alteração, ainda que seja só, somenete só, na cor do molho... Daí, aqui já apareceu molho de tudo quanto é jeito: iogurte (sempre ele, substituindo o creme de leite) com mostarda e mel; iogurte com azeite e mel; iogurte com balsâmico; iogurte, azeite, limão e sal, molho de maracujá... tudo basiquinho, mas muito gostoso, posso garantir. Pretendo provar outros, mas quando me lembro do molho, no mais das vezes a salada já está pronta, e aí acabo sem tempo de inovar muito... Mas tentarei novidades, aguardem.
As marinadas do frango costumam variar entre sal e lemon e pepper; sal, pimenta, limão e cominho (pouco); limão, lemon e pepper e mostarda (delícia), e por aí vai, sendo que sempre deixo na marinada por pelo menos meia hora, e asso no grill. Ah, eu não unto o grill com azeite, acostumei-me a colocar um fio finíssimo de azeite na pópria marinada, e assim garanto que o frango não grudará, mas também não coloco quase nada de gordura no prato.
Apenas explicando o que se vê na foto: salada de alface de dois tipos, cebola, cenoura crua ralada, tomate cereja e feijão verde cozido apenas al dente. No molho eu usei iogurte desnatado, azeite (pouco), orégano, limão e sal. O frango foi marinado com limão, lemon e pepper, sal e azeite, e foi assado no grill. Eu sei que parece sem graça, mas podem acreditar: estava realmente bom!
Para quem está estranhando essa mudança nas receitas aqui do Fouet, explico novamente: eu não passarei a vida inteira comendo SÓ salada e grelhados (não contei que almocei nhoque domingo, hein?), mas pelo menos este mês eu e Marido queremos fazer uma limpeza, uma desintoxicação, e para isso estipulamos livremente que daríamos uma maneirada durante a semana.
Isso envolve salada + grelhados no almoço e jantar (no almoço também aparece um arrozinho integral, às vezes), e substituição do Bono de chocolate no meio da tarde por barrinhas de cereal. Inclui ainda a mudança de sanduíche de pão de forma engor-diet com queijo prato de manhã, por sanduíche de queijo minas no pão light, que ora é pão de forma light normal, ora pão de iogurte light, ambos da Plusvita.
Enfim, brincando, brincando, já se foram 2 kg meus e 3 de Marido, o que nos deixou muito animados.
O objetivo agora é, depois de janeiro, conseguirmos pelo menos umas 3 vezes na semana manter o cardápio light, para que nos outros dias comamos tudo "normal".
Mas isso se a gente não virar duas bolinhas no carnaval, porque no reinado de Momo a gente pretende comer muuuito!!!

Marcadores: , , ,