segunda-feira, setembro 17, 2007

Camarão festivo no abacaxi




Na cozinha, como em muitas outras áreas, a célebre frase "nada se cria, tudo se copia" pode ser muito utilizada, bem como pode ter seu sentido ampliado.
Explico: essa frase tanto pode se referir àquele retinho de carne ao molho que, moída, virou lindos bolinhos, como pode designar aquele prato que a gente tenta reproduzir em casa, depois de ter experimentado em algum lugar de que gostamos.
Essa segunda versão da frase foi a pronunciada aqui em casa no dia de nosso aniversário de casamento, quando eu resolvi (tentar) copiar a receita que havia experimentado no Beijupirá, na semana anterior.

Trata-se de um camarão com abacaxi, que eu achei simplesmente magnífico, e não titubeei em buscar uma adaptação caseira. Fiz e ficou muito gostoso, como não poderia deixar de ser em se tratando de camarão, né?

Aqui vai a receita, da forma como eu preparei (serve 2):

Para o bechamel: 3 colheres de sopa de manteiga; 3 colheres de sopa de farinha de trigo peneiradas; (+/-) 800 ml de leite; sal, pimenta do reino e noz moscada ralada na hora a gosto.

Para fazer, é o mesmo esquema basicão de toda a vida: sempre no fogo baixo, derrete-se a manteiga, junta-se a farinha, cozinha o creme mexendo bem, acrescenta o leite, mexe bem com o fouet para não empelotar, pitadinha de sal e pimenta moída e um toque de noz moscada raladinha na hora. Acho que já comentei aqui, que nos pratos com leite a noz moscada sempre dá aquele tchans! O não-empelotamenteo do bechamel é uma questão de prática, mas se empelotar mesmo, não tem problema. Deixa esfriar um pouco, e passa pelo liquidificador, ou bate no mixer. Ninguém vai notar!

Para o camarão: 400 gramas de camarões (preferencialmente grandes, mas os médios dão conta); tempero lemon & pepper (se não tiver, use pimenta e raspinhas de limão), suco de meio limão, um tico de sal, um fio de azeite.

Deixe os camarões de molho no limão, temperos e sal por uns 15 minutinhos, e depois peneire, para ficar mais sequinho. Coloque o fio de azeite numa frigideira larga (para não juntar muuuita água), e deixe aquecer BEM. Coloque os camarões, e dê uma leve fritadinha, só para eles ganharem aquele tom rosa lindo. (Inevitavelmente eles formam água, relaxe e deixe que eles dêem essa leve cozida, mesmo. Uns 3 a 5 minutinhos acho que bastam!)
Montagem: 1 abacaxi, meia xícara de queijo ralado (usei parmesão, mas fiquei sonhando com o coalho), arroz feito na hora, pimenta biquinho para enfeitar).
Agora que o bechamel, o camarão e o arroz estão prontos, é só juntar lé com cré!
Pré-aqueça o forno.
Pegue o abacaxi, e corte no sentido longitudinal (de cima a baixo). Retire delicadamente a polpa com ajuda de uma faca, de maneira que consiga tirar pedaços grandes.
Corte estes pedaços (menos o talo, claro) em cubos médios, e separe. Termine de deixar as "cumbucas" feitas com as bandas do abacaxi bem certinhas, usando a faca.
Daí, na panela do bechamel (desligada) você acrescenta os camarões e os cubos de abacaxi, incorporando tudo.
Divide este creme entre os dois "barquinhos" de abacaxi, polvilha queijo para gratinar, e leva ao forno pré-aquecido.
Enquanto isso, enforme o arroz nos pratos (esqueci de dizer que usei arroz jasmim), coloque as pimentas biquinho enfeitando e, quando o queijo derreter, coloque o abacaxi ao lado do arroz, servindo imediatamente.
Parece difícil quando vemos a foto, mas depois de ler esse passo-a-passo, fala sério: tem coisa mais fácil????
Esse é o tipo do prato feito para impressionar...

Marcadores: , , , ,