segunda-feira, outubro 22, 2007

Frango ao curry


No jantar que fiz há algums poucas semanas aqui em casa, resolvi faezr um prato com frango. Não sabia exatamente qual, mas tinha certeza de que deveria algo bem longe de queijo, pois já haveria um prato com este ingrediente, e preferencialmente deveria ser diferente do que os convidados comem sempre.
Resolvi, assim, fazer um frango com curry.
Receitas existem aos montes, milhares, eu diria. Até a Nigella mostrou, quer dizer, re-re-re-reapresentou uma versão dia desses. Mas eu escolhi faezr um da minha cabeça, mesmo, e felizmente tudo deu certo!
Fiz assim: peguei mais ou menos 1,3 kg de peito de frango limpíssimo, cortei em cubos médios e temperei com limão e sal. Em seguida, levei-os ao fogo em uma frigideira bem larga, com um fio de azeite, só para eles perderem aquela cor branca, e darem uma rápida fritadinha. Fiz isso em duas etapas, para não criar muita água na panela.
Depois, já numa panela de verdade, fundinha, coloquei mais um fio de azeite e acrescentei 3 dentes de alho passados pelo espremedor e 2 cebolas médias beeem picadinhas. Refoguei um pouquinho, e coloquei um pimentão vermelho em pedaços médios (que se despedaçaram no final).
Refoguei mais um pouco, e daí coloquei de volta o frango na panela. Mexi, remexi, e coloquei meia xícara de uma infusão que fiz usando cravo, canela em pau, aniz estrelado, noz moscada, coentro e cebolinha. Deixei uns minutinhos, e coloquei um vidro de leite de coco. Aumentei o fogo, e deixei o líquido secar e engrossar.
Por fim, quando já estava quase pronto, acrescentei um dedinho de água com 2 colheres de chá bem cheias de curry, um salzinho para finalizar, e pronto.
Acompanhou o frango um arrozinho bem branco, soltinho e quente. Delícia.

Marcadores: , , , ,