sexta-feira, outubro 19, 2007

Torta rápida de leite condensado


Dia desses me deu vontade de comer um doce que a doceria que tem aqui junto de casa vendia há uns 3/4 anos, mas que hoje não vende mais.



Eu não sei nem dizer do que ele era feito, só sei que era com uma massa folhada super crocante e fina, e que o recheio levava leite condensado, mas eu não sabia com o quê. Não conseguia identificar, de forma alguma!!!



Infelizmente a loja não o fabrica mais - acho que só quem o comprava era eu, mas a vontade não me deixava de jeito nenhum. E eu resolvi que, para aplacar aquele desejo, inventaria algo com leite condensado. E era naquele momento!!!

Parêntesis: as pessoas tê, crise de abstinência quando não comem chocolate; eu tenho crise de abstinência de leite condensado! Se passo mais de uma semana sem comer nem um docinho que seja com ele, ou pelo menos um bolinho com cobertura feita com ele, já fico ansiosa, querendo suprir a necessidade. É, eu sei, Eu não devo ser normal, mesmo... Fecha parêntesis.

Pois bem, resolvi fazer essa torta, que modéstia á parte achei uma delícia. Ela é super rápida, o que me faz crer que é perfeita para ser oferecida a visitas inesperadas, haja vista que, via de regra, a gente sempre terá todos os igredientes em casa.

Para essa pequenininha, daquelas de tamanho individual, eu usei o seguinte:

1 colher e meia, das de sopa, de manteiga (ou margarina, vai de gosto)
1 colher de sopa de água
Farinha de trigo até dar o ponto de soltar das mãos.
(Opção: colocar uma colher de açúcar, mas como eu achei q ficaria muito doce junto, omiti).

para fazer, é só misturar tudo e forrar a forminha de alumínio. Lembrar de furar o fundo da forma, para não levantar (muito).

Leve ao forno pré-aquecido por uns minutinhos, até que a massa fique levemente assada.

Aí, vem a parte mais difícil dessa torta: abrir a lata de leite condensado!!!

Sim, porque o recheio se resume a isso: LEITE CONDENSADO!!! Puro, purinho, puríssimo!!!

Para essa forminha eu usei algo entre 1/3 e meia lata, e foi só despejá-lo sobre a massa pré-assada, e levá-la de volta ao forno, até que ela atingisse o ponto que eu achei ideal: com essas crostinhas marrons douradas liiindas!!!

Não foi a torta que eu comprava, mas vou te contar: ô trem bão, sô. Levou nota 10, pela delícia feita com total praticidade!

PS: a passadeira branca de crochê eu nem preciso dizer que é arte de mainha, né?

Marcadores: , ,