quarta-feira, outubro 10, 2007

A Quiche que deu origem à nossa parceria

Outro dia a Larissa me perguntou como conheci a Márcia, a partner chiquérrima e pheeena que é finalista de concurso de culinária! Pois bem, nos conhecemos nos comentários do Rainhas do Lar quando falei sobre uma quiche de bacon, gruyere e shiitake deliciosa. A partir daí trocamos e-mails e a Partner engraçada que só ela já me disse que do shiitake não fazia questão. Pois bem, com um certo atraso eu postarei a tal da quiche aqui ( a Márcia já deu a receita também) e este prato eu fiz pra comemorar o aniversário do fouet. Apesar de afastada este blog só me trouxe alegrias. Tenho mais receitas e as colocarei aos poucos pra não tumultuar muito o barraco. Esta não é das quiches mais leves mas vale muito a pena fazê-la, fica deliciosa e a gente come com uma saladinha verde né gente?

Quiche de Bacon, Gruyere e Shiitake

Massa: 120g de manteiga gelada em pedaços, 200g de farinha de trigo, 1
colher de chá de sal, 1 ovo.

Eu não sovo a massa eu coloco todos os ingredientes no processador e
processo até formar uma bola. Depois eu dou uma amassada e coloco num
saco plástico e levo à geladeira por uns 15 minutos.


Recheio: 50g de bacon em fatias ; 1/2 xícara de cebola picada, 150 g de
shiitake fatiado, 1/2 xícara de leite, 180 g de gruyere, 1 xícara de
creme de leite, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 4 colheres de
sopa de parmesão.

Eu compro o bacon em fatias e pico em pedaços...você vai fritar esse
bacon e quando ele estiver douradinho você tira da frigideira/panela e reserve.
Na gordura do bacon você frita a cebola ( se achar que tem pouca
gordura coloque um pouco de manteiga- eu não uso margarina) até ficar
transparente, daí vc coloca o shiitake fatiado e deixa uns 4 minutos,
nessa hora eu aproveito para dar uma temperada de leve com sal, pimenta
moida na hora e qq outro tempero que lhe apeteça, só não exagero pq o
queijo ainda não foi incorporado e a coisa pode ficar salgada demais.
Enfim, após vc junta o creme de leite (eu uso o fresco, mas qq um
serve) e o leite, quando ferver vc coloca o gruyere (eu ralo ele no ralo grosso pra ajudar) e o bacon.
Nessa hora eu provo o sal e se precisar acrescento mais tempero
geralmente uso nessa etapa um pouco de noz moscada e um mix de
especiarias que eu ralo na hora só pra dar um toque.
Após esfriar vc junta as 2 colheres de farinha.

Eu abro a massa com um rolo e uso uma forma de 24 cx de fundo falso.
Essa massa é muito delicada e quebradiça, se quiser usar outra massa da
sua preferência manda pau. A massa será pre-assada por uns 20 minutos
ou até esbranquiçar (furar com um garfo e colocar um punhado de feijões na assadeira). Depois vc colocará o recheio e levará ao forno por
uns 15/20 minutos, ah nesta hora vc coloca o parmesão pra dar aquela gratinada.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Marcadores: , ,