segunda-feira, outubro 08, 2007

Salmão com risoto de maracujá

Bem, para variar, essa é uma daquelas receitas saídas de minha fervilhante e cada vez mais ativa cabecinha.
A gente sempre come salmão ao molho de maracujá, né? E adora, né? Pois então, porque não subverter a ordem e, de repente, fazer um salmão que em vez de ser acompanhado apenas por um molho de maracujá, e acompanhado por um risoto maracujesco, hum? Hein, hein?
Pois é, pensando nisso, e já cansada do tradicional, resolvi inovar e experimentar. Como é uma receita que só fiz uma vez, a despeito do sucesso entre o público presente leia-se eu e Marido-cobaia - que me permitiria executar diversas outras oportunidades, não tenho as medidas exatas, mas vou dizendo o que fiz, e as medidas aproximadas, esperando sinceramente servir de inspiração para vocês, e que alguém tente reproduzir em casa anotando as quantidades certinhas, se achar que ficou gostoso.
Para fazer o salmão, eu me inspirei num episódio de Nigella, e foi assim: peguei 4 filés sem pele (mas podia ser com pele tb), bem limpinhos, e os deixei de molho apenas e tão-somente com shoyu.
Passados uns 20 minutinhos, liguei o forno alto, para pré-aquecer. Esquentei beeem uma frigideira com antiaderente, e quando ela estava bem quentinha, besuntei os filés com azeite (isso foi o Oliver quem me ensinou: não colocar óleo na frigideira, e sim no salmão) e os coloquei na panela hot-hot-hot, de dois em dois. Quando estavam selados de um lado, virei-os e os deixei selar do lado oposto.
Quando estavam selados (assados por fora, e crus por dentro, apenas para reter seus sucos naturais), coloquei-os em uma assadeira untada com azeite e levei-os ao forno beeem baixinho, cobertos com papel alumínio, para terminarem seu cozimento.
Quando já estava pertinho de servir, tirei o papel alumínio e aumentei o forno, para eles ficarem assim, bronzeadinhos como mostra a foto...
Passei, então, para o risotex. Aí é que lascou mesmo - noção quase zero das quantidades usadas... hohohoho
Fiz assim: manteiga derretendo com cebola (creio que umas 2 colheres de manteiga, e uma cebola pequena - poderia ser meia das grandes), refoga, apura, e quando a cebola está bem clarinha, uma xícara de arroz arbório não lavado e não escorrido, frita, mexe, remexe e coloca uma meia xícara de vinho branco ou vodca - aqui em casa tem sido vodca, primeiro porque eu não dei na minha mãe para abrir uma garrafa de vinho toda vez que precisar usar meia xícara, e segundo porque não tomamos vodca, então aproveito uma garrafa que tem aqui para todos os risotos!!!
Então, voltando... deixa o álcool da vodca evaporar e, a partir daí, em vez de colocar caldo de frango, carne ou legumes, coloque meia xícara de caldo de legumes (eu usei pronto) e o resto de líquido você coloca suco de maracujá.
Não sei quantas xícaras usei, mas o imposrtante é que você mantenha o suco aquecido e que ele não seja muuuito concentrado, para não ficar ácido demais. Sal eu coloquei quando já estava perto do final do cozimento.
Ah, e outra dica para quando já estiver perto do fim do cozimento: coloque um fio beem generoso de mel, que dá um toque muuuito bom ao prato.
Não usei manteiga e, para mim, queijo ralado aqui é proibido! Não acho que combinasse com salmão e maracujá, mas cada um sabe de si...
Pronto, o jantar já pode ser servido! E olha que não levou 45 minutos, viu?
As cenourinhas que você vê do lado eu coloquei só para ter um legume no prato, e fiz assim> cozinhei bem rapidinho, para ficarem crocantes, e as levei ao fogo, com manteiga, sal e pimenta do reino. Simples, mas sabe que eu até gostei?

Marcadores: , , , , ,