quarta-feira, outubro 24, 2007

Restaurante Patuá

A minha carne de sol

Para começar a minha falação sobre os restaurantes de Recife, vou escrever sobre um que conhecemos há 15 dias, e gostamos tanto que já voltamos lá!

É o Patuá, que a despeito de eu dizer que é de Recife, na realidade fica em Olinda... :)
Cheguei até ele por causa do concurso de culinária de que participei, e que vocês todos acompanharam aqui.
Na verdade, o que ocorre é que o chef e proprietário dele, Alcindo Queiroz, é conhecido meu e de Marido de longas datas (eita, peraí. Assim parece que eu sou uma velha caquética!!!). Reformulando... A gente conhece Alcindo desde junho de 2003, quando fizemos o roteiro e pacote da nossa lua de mel com ele, na extinta Varig Travel. Ele foi super simpático, diligente, deu altas dicas, e a gente adorou!
Daí, em 2005, na segunda lua de mel, a gente morava em BSB e ele ainda estava em Recife, mas fomos de novo atrás dele, que fez a nossa viagem, e teve que me aturar ligando do exterior para ele, dizendo que tratasse de arranjar outro hotel, que aquele que ele escolheu era lindo, perfeito e romântico, mas ficava a léééguas do centro da cidade, o que era inadmissível numa cidade cujo centro tem 5 ruas, e onde se faz tudo a pé! kkkkkkkkkkkk Na mesma noite, estávamos trocados de hotel... :)
Enfim, ele deixou de trabalhar com turismo, resolveu ir bater perna em NYC, e lá resolveu que a culinária seria sua praia. Fez cursos, patati, patatá, voltou para Recife e abriu o Patuá.
Eu soube que ele tinha aberto um rastaurante, mas não sabia onde era, nem qual era o nome, e ao nos encontrarmos no concurso do JC (ele era jurado), ele me ensinou como chegar lá.
Passada a introdução (eu sei que sou prolixa, não reclamem!!!!), vamos ao que interessa de fato: o restaurante em si!
Inicialmente, ele se chamava Patuá - Coisas do Mar. Mas como sempre tem aquela galera que não come coisas do mar, Alcindo foi incorporando carnes e outras cositas más ao cardápio, de maneira que o "do Mar" foi retirado. Melhor assim, mesmo. Achei mais sonoro e bonito o Patuá puro e simples.
Ele funciona em um casarão antigo, localizado na Cidade Alta de Olinda. Lá onde acontece o carnaval, isso mesmo. Só que, diferentemente do que ocorre em fevereiro, durante o ano lá é super calminho.
O casarão tem um primeiro andar, onde estão localizadas as mesas, e é todo cheio de janelões, que deixam entrar aquela brisinha suave do mar, que só fazem a gente ter vontade de estender ali mesmo uma rede, depois do almoço... Delícia! Além disso, a vista é belíssima, com o farol de Olinda ao fundo, muitos coqueiros e mar azul. Tudo bem, antes disso tem umas caixas d´água das casas mais humildes da redondeza, mas no horizonte, o que se vê é absolutamente lindo.
O serviço, pelo menos nas 2 vezes em que fomos lá, coube apenas a uma jovem, muito simpática e prestativa. A princípio, não temos queixas. Tudo estava limpo, organizado e arrumado, as coisas são servidas em bom tempo (é tudo feito na horinha, e somos avisados previamente que pratos como peixada, por exemplo, demoram mais que os outros), e achei as coisas em geral de bom gosto. Não há luxo nem ostentação, até porque não combinariam. É aquele lugar onde você vai comer bem, conversar um monte, e se esquecer da hora.
Por fim, a comida. Deliciosaaaa!!!!
Da primeira vez, fui de carne de sol com arroz de charque e purê de macaxeira. Deveriam ser tomates verdes fritos, mas eu não gosto deles, e como sou metida, pedi para trocar... kkkkkkkkkkkk Recebi um baile dele depois, mas tudo bem!
Marido foi de peixe ao molho de maracujá, acompanhado de arroz com castanha e purê de macaxeira. Gente, pensem em algo DI-VI-NO!!! Não é porque a gente conhece ele, não. É porque realmente estava fantástico!!! Não foi à toa que, na segunda vez em que fomos lá, pedimos novamente!!!
O molho de maracujá dele não é como o meu, com creme de leite. Ele é cristalino, leve, ácido na medida certa... perfeito!!! Amamos de paixão!!!! Sem contar que o prato para 2 pessoas sai a uns R$ 30,00, o que eu achei uma excelente relação custo X benefício.
Por fim, para encerrar nosso almoço com chave de ouro cravejada de brilhantes, cartola. Sim, aquela sobremesa de banana com queijo de coalho, tipicamente pernambucana, que no Patuá é absolutamente maravilhosa! Uma das críticas de gastrô aqui de Recife escreveu, há uns dias, que a cartola dele é a melhor da cidade, empatada com a do Leite - restaurante tradicionalíssimo, com mais de 50 anos. Eu prefiro a do Patuá, né por nada, não...
Mas a cartola eu comi na minha segunda ida (Marido comeu em ambas!), pois na primeira eu escolhi a Torta Exagero de Chocolate: bolo fofinho de chocolate (né torta molhada, não. é bolo fofo, tipo de vó), com recheio e cobertura de chocolates. Tenho mais nem adjetivos, mas saibam que ela é muito boa, meeesmo!!!
Enfim, o Patuá está aprovadíssimo aqui em casa. Como eu disse, não é um lugar para frescuras, é para comer bem e relaxar. Se quiserem, acessem o site dele.
Para chegar nele, que fica na Estrada de Bonsucesso, em Olinda, é só pegar o caminho do Oficina do Sabor, e após ele, dobrar a primeira à direita. Uns 300m depois é o Patuá. Facinho.
Próxima parada: restaurante Chiwake, um peruano que abriu em Recife. Aguardem...


O peixe com maracujá - delícia...

Marcadores: