segunda-feira, janeiro 07, 2008

Aumento abusivo nos preços de comida

Minha gente,

após andanças culinárias por supermercados nos últimos dias - não que eu não goste, eu adoro!, mas todas as vezes foi por necessidade mesmo, algumas coisas têm me chamado especial atenção, no que se refere a preços.

Fui só eu, ou vocês também notaram o aumento absuuurdo de algumas coisas? Vamos lá, à lista!

1. Carne - eu não sei se é impressão, mas eu achei a carne muito mais cara nestes últimos 20 dias. O que antes custava R$ 8,00 agora custa bem R$ 11,00, e por aí vai... Filé, então, nem pensar! Ainda bem que eu e Marido estamos tentando diminuir um pouco as dimensões corporais, e temos procurado consumir mais frango e peixe... Picanha, então, eu nem falo! O quilo estava a quase R$ 40,00, e olha que nem era a argentina, hein? Tô fora! Detalhe: no mercadinho lá da praia, a mesma picanha é vendida por R$ 5,00 a menos, o quilo (mesmíssimo fabricante/produtor)...

2. Leite. Tudo bem, ainda é reflexo daquela crise que houve ano passado. Mas minha gente, quase R$ 2,00 um litro de leite é um absurdo, né? E a lata de leite Ninho, que tá a quase R$ 8,00???? Não comprei, só de protesto!!!! Abuso total contra os consumidores, especialmente os bezerros, como eu!

3. Pão de forma/de caixa - aqui é por causa da marca. Ocorre que, como eu disse, estamos tentanto, TENTANDO, comer coisas mais leves, e isso inclui mudar o pão francês por um mais levinho, que no caso é o de Iogurte Light da Plusvita. Só que, na boa... como algo passa de R$ 3,30 para R$ 4,90 em menos de 2 meses? Hum? Pobre dinheirinho... Assim não dá!!!

4. Feijão. Bem, este é um caso à parte. O aumento, cuja justificativa eu realmente desconheço, foi incrivelmente absurdo! Pelo menos aqui em Recife, um quilo está beirando os R$ 6,00!!! O que é isso? Ainda bem que eu não sou lá muito chegada a feijão, viu? Porque não tem condição nenhuma de se comprar 1 kg a seis reais!!!! Imagina quem ganha um salário mínimo, minha gente? Como é que faz, hein??? Tô fora!

5. Produtos integrais em geral. Estes não ESTÃO mais caros, eles SÃO mais caros. Mas tudo bem, aí é a opção de cada um, não dá muito para reclemar. Eles entram na lista não de dieta, mas sim de saúde. O consumo deles é mais uma questão de alimentação saudável, que inevitavelmente levará a um "enxugamento" em nossos corpos, já meio roliços depois das festas de fim de ano... (aiaiai, quando Marido vir esses reliços aqui, me mata!!!).

Enfim, fazer feira tá ficando cada vez mais caro, e o jeito é ir fazendo as adaptações, trocando o que se usa de costume pelo que está "na época", ou até mesmo em promoção...