sexta-feira, novembro 23, 2007

Camarão sintético

Bem, antes de tudo tenho que pedir desculpas à leitora que me pediu essa receita, visto que já faz taaanto tempo, que nem o post em que se encontra o pedido eu consegui mais localizar. Desculpe meeesmo!!!


Mas bora lá, chega de chorar as pitangas e vamos publicar a receita do tal Camarão Sintético, que para mim é receita de minha mãe, mesmo, pois tá no livrinho de receitas dela sem fonte, então pra mim a fonte é ela!!!

Trata-se de um creme perfeito para rechear empadinhas, canudinhos e pastelões (que coisa 80´s!!!), que embora tenha um sabor que lembra o camarão, na realidade não leva nenhum tipo de crustáceo, carne ou coisa que o valha! É só verdura, azeite e leite de coco. Facinho, e delicioooso!!!

Ah, o "sintético" do nome é porque é falsiê, né galera? Num tem bolsa de couro sintético, então, é por aí... (acho que não precisava ter explicado isso, ams sei lá, vai que alguém não tinha entendido...). Aí vai, finalmente:
CAMARÃO SINTÉTICO DE DONA RITA

* 4 tomates maduros

*1 cebola grande

* 1 pimentão verde

* 2 ovos

* azeite de oliva a gosto (um bocadinho!!!)

* 1 colher de sopa de manteiga (e não margarina, que mainha odeia!)

* 1 xícara de leite de coco (e talvez um chorinho a mais, para dissolver a maizena)

* 1 colher de sopa de amido de milho (maizena - aliás, você sabia que maisena é com S, e que a com Z é apenas a marca? Pois é, minha professora da 3ª ou 4ª série me explicou isso num ditado. Mas quem disse que eu consigo escrever com o S? Pffff...)

1. Para fazer, é simples. Primeiro, é necessário despelar os tomates, ou seja, tirar-lhes a pele e as sementes. Para isso, é só fazer um "x" em seus fundinhos (dos tomates, hein, people!!!), e colocar na água fervente por uns segundinhos, que depois a pele sai bem facinho. Se você não entendeu, veja o passo a passo que a Faby publicou há um tempo.

2. Em seguida, corte os tomates, as cebolas e os pimentões em pedaços médios, e leve ao fogo para refogar com a manteiga. Acrescente uma pitada de sal. Deixe refogar bastante, até os legumes ficarem cozidos.

3. Depois disso, coloque esse refogado no copo do liquidificador e bata, para dissolver bem todos os pedacinhos que porventura possam existir. Em seguida, coloque o leite de coco e os ovos, e bata muito bem novamente.

4. O próximo passo é voltar esse rico creme para a panela e, em fogo muito baixo, mexer bem. Acrescente então a maizena diluída no tantinho extra de leite de coco (um dedinho que seja), e novamente mexa bastante.

5. Por fim, vá acrescentando o azeite de oliva aos poucos, até chegar no ponto que você achar que o sabor está bom. Lá em casa usamos um tantinho bom, mas mainha não consegue precisar quanto exatamente. Imagino que um toque levíssimo de azeite de dendê, algo como 1 colherzinha, também deve deixar o sabor muito rico, mas nunca testamos isso, é só uma achação de minha sempre fértil cabecinha...

6. Pronto. coloque o creme já engrossado num pirex, espere amornar e empregue. Fica delicioso, eu garanto! Ah, e mainha também!!! :)

Ah, gente. Já começando a atualizar meu meme aí de baixo, além de briguenta, coloca aí como minha característica: irônica. hehehehehehe Marido e mãe conhecem beeem este meu lado - e obviamente odeiam!!!