segunda-feira, dezembro 17, 2007

Receitas do almoço de domingo - 1

Ufa! Finalmente, com uma semana de atraso, estou aqui para postar as fotos e receitas do almoço de domingo passado, que foi uma confraternização para pouquíssimas pessoas.

Primeiro, tenho que dizer que foi uma tarde agradabilíssima, um almoço que se estendeu das 13h às 21h!!! Mas com boa comida e, principalmente, boa companhia, fica muuuito mais fácil, né?

Vamos lá, então. Fotos, relatos e receitas - senta aí, que é coisa que só a peste!!!



Inicialmente, não posso deixar de mostrar a coisa liiinda que ficaram meus porta-guardanapos, feitos especialmente para mim por Mainha, of course! Fala sério, estão um charme só, né? Foram sucesso total no evento aqui em casa!!!


Ainda na parte "decorativa", close geral da mesa, quando nela só estavam as entradinhas, os copos e as canequinhas para o já tradicional creme de palmito, que desta vez foi feito com cogumelos - mas ficou igualmente delicioso!



Seguindo a trilha, aparece a Quiche de Bacon com Provolone, que nada mais é do que a versão genérica da Quiche de Gruyére com Bacon e Shiitake que a Dani já postou. Tudo bem, você tá com preguiça de pegar no link, né? Aqui vai ela, lembrando que eu omiti o shitake e usei provolone no lugar do Gruyére:

Quiche de Bacon, Gruyere e Shiitake (Quiche de provolone e bacon)
Massa: 120g de manteiga gelada em pedaços, 200g de farinha de trigo, 1 colher de chá de sal, 1 ovo.
Eu não sovo a massa eu coloco todos os ingredientes no processador e processo até formar uma bola. Depois eu dou uma amassada e coloco num saco plástico e levo à geladeira por uns 15 minutos.

(Minha massa foi assim: 2 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de água, sal e farinha até dar o ponto. Forrei a forma, pré-assei e pronto!)

Recheio: 50g de bacon em fatias ; 1/2 xícara de cebola picada, 150 g de shiitake fatiado, 1/2 xícara de leite, 180 g de gruyere, 1 xícara de creme de leite, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de parmesão. (sem shitake, provolone em vez de gruyére e sem parmesão para gratinar)
Eu compro o bacon em fatias e pico em pedaços...você vai fritar esse bacon e quando ele estiver douradinho você tira da frigideira/panela e reserve. Na gordura do bacon você frita a cebola ( se achar que tem pouca gordura coloque um pouco de manteiga- eu não uso margarina) até ficar transparente, daí vc coloca o shiitake fatiado e deixa uns 4 minutos, nessa hora eu aproveito para dar uma temperada de leve com sal, pimenta moida na hora e qq outro tempero que lhe apeteça, só não exagero pq o queijo ainda não foi incorporado e a coisa pode ficar salgada demais. Enfim, após vc junta o creme de leite (eu uso o fresco, mas qq um serve) e o leite, quando ferver vc coloca o gruyere (eu ralo ele no ralo grosso pra ajudar) e o bacon. Nessa hora eu provo o sal e se precisar acrescento mais tempero geralmente uso nessa etapa um pouco de noz moscada e um mix de especiarias que eu ralo na hora só pra dar um toque.
Após esfriar vc junta as 2 colheres de farinha.

Eu abro a massa com um rolo e uso uma forma de 24 cx de fundo falso. Essa massa é muito delicada e quebradiça, se quiser usar outra massa da sua preferência manda pau. A massa será pre-assada por uns 20 minutos ou até esbranquiçar. Depois vc colocará o recheio e levará ao forno por uns 15/20 minutos, ah nesta hora vc coloca o parmesão pra dar aquela gratinada.



Teve também uma quiche de mostarda Dijon com sementes de papoula, que fiz recentemente e resolvi faezr de novo no dia do almoço. Simplérrima: mesma massa da quiche aí de cima (ou qualquer massa de torta/quiche que você goste e/ou esteja habituado (a) a fazer), e pro recheio é o seguinte:

2 ovos, 1 caixinha de creme de leite, 2 colheres de cream cheese, 2 colheres de requeijão, mostarda Dijon a gosto 9usei 3 colheres de café bem cheias, mas aconselho a ir colocando e provando, até chegar no ponto que lhe agrade), sal e pimenta do reino e uma colher de sopa de semenste de papoula. Modo de fazer: misturar tudo, colocar na massa pré-assada e levar ao forno, até assar o recheio (ou seja, até ele ficar firme e levemente dourado).



Como a intenção era servir coisas práticas e gostosas, as Nuts Picantes não poderiam estar de fora!!! desta vez, usei castanhas, amendoins, nozes, amêndoas e só. Para a casquinha delas, usei uma clara levemente batida com umas 2 colheres de água (até espumarem), mergulhei as nuts nessa mistura, peneirei e as coloquei dentro de um saco tipo Zip-loc, no qual já estavam sal, açúcar mascavo, páprica doce, pimenta do reino, uma pitada de cominho e uma raladinha de noz moscada e aniz estrelado ralados. Mexe, remexe, sacode, e depois foi só colocar tudo numa assadeira forrada com papel manteiga, e levar ao forno até criarem a casquinha, lembrando de mexer de vez em quando.



Por fim, resolvi também fazer um antepasto de beringela. Eu ia fazer o da Faby, que eu já conheço, mas tava com pressa e achei o da Eliana mais rápido, já que era de microondas. O probelma é que rende muito, e eu achei que ia espirrar no micro, de maneira que acabei usando a receita da Eliana, mas fazendo o antepasto no forno. Suuuper recomendo, fica simplesmente maravilhoso!!!! E super prático, o único trabalho é picar tudo e mexer de vez em quando, quando estiver no forno...

Segue a receita da Eliana:

300 g de beringela (cortada em cubinhos) - usei 2, cortadas em tiras finas
1 xícara (chá) uva passa sem sementes - usei da branca, hidratada em água
1/2 xícara (chá) vinagre
1 xícara (chá) de azeite - usei mais do que isso!!!
2 pimentões vermelhos (picadinhos) - usei um vermelho e um verde, em tiras
1 cebola picadinha
3 colheres (sopa) de manjericão picado - usei só orégano seco, um pacote pequeno
1 xícara (chá) de nozes picadas (opcional) - optei por não usar
* Usei 2 dentes de alho picadinhos também.

Bom agora vem a parte mais dificil da receita (risos). Junte tudo num refratario alto, e leve ao microondas por 12 min ai misture tudo muito bem e volte ao microondas em temperatura maxima por 15 min, deixe dentro do forno até esfriar. Leve para geladeira até hora de servir. Eu coloquei tudo numa assadeira, e levei ao forno pré-aquecido por mais ou menos 1 hora e meia, mexendo sempre.


(eu sei que a foto está péééssima, você não precisa repetir isso!)



Marcadores: , , , , ,