quarta-feira, dezembro 05, 2007

Voltei! E trouxe costelinha com batatas gratinadas!


Após (mais uma) sumida do blog, desta vez justificada por problemas de saúde (felizmente já resolvidos) e pelo acúmulo enooorme de trabalho, aqui estou de volta, para felicidade geral de mim mesma, que adoro falar/escrever minhas Fouet-zices...



Nesse tempinho muita coisa rolou: chegou o livro liiindo da Tatu querida, com uma dedicatória mais que especial e muita literatura de cordel maravilhosa, acompanhada de receitas deliciosas; teve amigo secreto de blogs organizado pela Laila que eu só vi depois que já tinha tido o sorteio (pena, né? Foi tão bom o do ano passado!); teve nascimento de Maria Júlia na família, irmã de Maria Eduarda, a afilhada mais falada neste blog; teve as milhares de coisinhas meeeigas que mainha inventou para o Natal (aguardem fotos!), e olha só!, teve até o Natal chegando de vez, e se instalando definitivamente em todos os cantos da cidade, inclusive na minha casa!!!



Ah, teve também comidinha boa, claro, e ainda teremos muitos registros de confraternizações natalinas que acontecerão este mês, algumas inclusive aqui em casa...



Enquanto vou me organizando para postar tuuudo, fiquem com uma delícia que apareceu aqui por esses dias: costelinha ao (falso) barbecue e batatas gratinadas (ou gratin dauphinoise, se você for chique...), tudo à moda da casa.

Para fazer, eu usei o seguinte:

  • um pacote de costelinha de porco Aurora;
  • um limão;
  • 3 dentes de alho esmagados;
  • sal e pimenta do reino;
  • 3 colheres de sopa de catchup;
  • uma colher de café de molho inglês;
  • uma colher de sopa de açúcar;
  • 4 batatas;
  • uns 150 ml de leite;
  • um dente de alho inteiro;
  • meia caixinha de creme de leite;
  • sal a gosto;
  • pimenta do reino a gosto;
  • uma raladinha de noz moscada;
  • queijo ralado para gratinar.

Para a costelinha, depois de descongelada eu a coloquei numa assadeira com o sal, limão, alho e pimenta. Deveria ter deixado pegando o gosto, mas o tempo esra curto e já coloquei direto na assadeira em que iria assar. Deixei tomar gosto só por 10 minutos, que foi o tempo de aquecer o forno, e em seguida levei tudo para dentro, cobrindo a assadeira com papel alumínio.

Depois de uma meia hora assando, pincelei a carne com a mistura de catchup, molho inglês e açúcar (falso barbecue), devolvendo novamente ao forno, ainda com o papel. Passados uns 25 minutos, tirei o papel e daí em diante fiquei sempre virando a carne e passando mais vezes o barbecue "falsiê", até a carne estar bem cozida.

Para as batatas, eu fiz assim: levei o leite ao fogo baixo, junto com o dente de alho inteiro, o sal, a pimenta e a noz moscada. Deixei até que levantasse fervura, coei e reservei.

Passei as batatas no fatiador manual, e fatiei-as beeem fininhas, quase transparentes. Ficaram lindas! Fui colocando as fatias em um depósito com água e sal e, quando todas já estavam fatiadas, lavei-as em água corrente e espremi bem, para sair bem o excesso de água (deveria tê-las enxugado, mas não tive paciência para tanto).

Peguei um refratário liiindo que adquiri recentemente, untei com manteiga e coloquei um pouco do leite no fundo, cobrindo com uma camada farta de batatas. Mais leite, e depois mais batatas. Por fim, coloquei o creme de leite (ao qual misturei uma raladinha de noz mscada e uma pitadinha de sal), e salpiquei o queijo ralado, para gratinar.

Levei ao forno e, uns 20 minutinhos depois, o queijo já estava gratinado e as batatas al dente, cozidas mas firmes.

Essas batatas são absolutamente divinas, com certeza aparecerão mais vezes aqui em casa!!! Eu só diminuirei o leite, pois elas ficaram mais molhadas do que eu gostaria, então vou colocar mais creme de leite, em substituição.

Até o falso barbecue que eu fiz, pois estava com preguiça de procurar a receita certa no caderninho, ficou bom, e o jantar de improviso terminou ficando delicioso! Super recomendo!

Marcadores: , , , ,