quinta-feira, janeiro 03, 2008

Creme rápido de chocolate



Essa é uma daquelas receitas que eu, na verdade, nem sei se posso chamar de receita, de tão ridiculamente fácil de fazer que é... Mas sabe aquela coisa simplérrima que você faz bem despretensiosamente e todo mundo adora e repete? Então, aqui em casa tem sido essa. Sucesso sempre, e permitindo as mais diversas variações.
Começou como uma cobertura de bolo (e você pode usar assim), mas hoje eu sirvo como falsa mousse, ou melhor, creme, pela textura que fica.
Para fazer, é o seguinte: leve ao fogo baixo uma caixinha de creme de leite e 3 colheres de sopa de chocolate em pó (não achocolatado, viu?). Se gostar de um docinho, pode usar uma colher mal cheia de açúcar, como eu. Se preferir não-doce, omita-o.
Pronto. É só mexer bem esse creminho e, ao levantar fervura, desligar o fogo. Em seguida, coloque-o nos potes em que ele será servido e leve à geladeira para firmar.
Se não quiser aquele efeito talhado em cima, é só colocar papel filme encostando na superfície, mas eu, sinceramente, quando o faço em porções individuais opto por levar sem cobrir à geladeira e, na hora de servir, jogar aquelas bolinhas de flocos de arroz bicolores por cima. Disfarce perfeito para quem gosta das tais bolotas, o que não é o meu caso...
Variações: colocar esse creme sobre uma base de mousse de chocolate branco, ou de morango, ou de maracujá (absolutamente divino!). Se quiser mais aerado, antes de levar ao pote definitivo dexe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Delícia simples, rápida e, para mim, super gostosa! Daquelas de dizermos que "não faz vergonha a ninguém"... (Mainha adora dizer isso, acho que é típico aqui de Pernambuco...)

Marcadores: , ,