quarta-feira, dezembro 05, 2007

Planejamento - uma necessidade e uma dificuldade

Eu sou uma pessoa desorganizada.
Mas não é por opção, não. É por não conseguir ser de outra forma. Eu tento de tudo quanto é jeito, mas não consigo manter minhas coisas organizadas - e isso vai dos pensamentos aos documentos, passando por roupas, sapatos, livros, e tudo o mais que você conseguir imaginar...
Na verdade, na minha visão das coisas elas conseguem, sim, aparentar organização. Tipo, no meio da zona que às vezes fica meu guarda-roupas, eu consigo facilmente notar se alguém tirou aquela camisetinha lááá de trás do lugar em que ela originalmente se encontrava.
Mas enfim, comparando-me à média do que as pessoas consideram organização, imagino que eu me enquadraria na situação "não atende ao requisito". Sorte minha que, ao revés, o Marido é A organização em pessoa, em tudo o que se possa imaginar, e aí as coisas se equilibram aqui em casa. Contas e documentos, ele é quem guarda. Dependendo do que seja, eu preciso perguntar a ele onde tal ou qual papel se encontra arquivado... E não pensem que eu acho isso ruim - é ótimo! Assim eu tenho a certeza de que nada se perderá... :)
Mas eu comecei a falar sobre isso, na realidade, porque neste domingo uns amigos muito chegados virão almoçar aqui em casa, e eu estava exatamente "planejando" como será o evento. Rá. Planejando... Eu estava TENTANDO iniciar um planejamento, mas não sei se obtive lá muito êxito na empreitada...
Como são todos muito chegados, o almoço não será oferecido por nós, mas sim será uma junção da contribuição de todos, ou seja, cada casal trará um prato, e todos comem à vontade. Ainda estamos na definição do cardápio, e eu já me pego pensando nas 654.852.793.104 opções de pratos, nas milhares formas de arrumar a casa, imagino se é melhor fazer um prato de frango defumado ou uma massa, ou de repente uma massa recheada com o tal frango, ou um salpicão, ou o frango E a massa...
Não sou lá muito adepta dos descartáveis, mas será que não tornaria tudo muito mais simples? Acho que não, é tão pouquinha gente, não vai sujar taaanto assim... Ah, e tem que ser guardanapo de tecido, que é para inaugurar os porta-guardanapos chiquééérrimos e personalizados que Mainha fez, e que ficaram um arraso!!! Eita, tem também o sabonete com motivo de Natal, não posso esquecer! Nem das taças, para o vinho. Ou será que vão tomar cerveja? Afinal, é um almoço, algo mais informal... Será que tem copo suficiente? Tem que comprar gelo. Será que não tá na hora de parar de pirangar e comprar um cooler, para deixar tudo geladinho? Será que tem algum em promoção? Será que vou ter tempo de olhar e pesquisar?
Flores! Já nem me lembrava, mas é necessário colocar umas florzinhas na casa... Uns antúrios vermelhos naquele vaso alto são sempre o ideal. Mas peraí! O vaso alto está desalojado. Lembra que a mesinha em que ele costuma ficar está ocupada com apetrechos natalinos? Com os 4 papais-noel que a sogra lhe deu? Ah, mas coloca o vaso na mesa, então! Ali no cantinho, só de charme...
Poxa, essa estória de cantinho me lembrou que eu preciso definir a toalha da mesa! Uso a de Natal, ou vai ficar muito over? Melhor a branca, já que a louça tem uma estampinha leve nas bordas. E é azul, não combina meeesmo com toalha de natal!!!
Mas um arranjo com as bolinhas de natal cai bem, né? Elas podem estar displicentemente alojadas naquele jarrinho menor... E se espalhar aquelas pedrinhas coloridas sobre a mesa? Fica lindo! E são azuis também, combinam com os pratos... E se a gente trocar as flores? Nada de antúrios vermelhos, seus primos, os copos de leite brancos, vão ficar muito melhor no conjunto da obra.
Resolvido, nada de descartáveis!
E as entradinhas? Que tal nuts picantes? Fizeram sucesso quando recebemos nossa família da última vez... E creme de palmito? Não, ele já é um clássico, mas por outro lado, algumas das pessoas que vêm domingo já o provaram. Melhor mudar! Que tal virar um creme de cogumelos? De milho, talvez? Não, milho não. Marido odeia!
E se o cardápio for natalino? Num é festa de natal? Nada mais apropriado. Tender, peru... Ai, acho melhor não! A gente já vai comer tanto disso nos próximos dias, creio que seja melhor fazer diferente nessa festa...
Seria bom faezr coisas de comer com as mãos, né? Mais facilidade... Que tal umas mini bruschetas? Ficariam um charme... E se fizer no copinho, como a Rita Lobo sugere? Daquelas que em vez de quentes, são servidas frias? É de se pensar... E aquelas torradinhas com mousse de queijo, que o Cozinhando para Amigos ensina? Eita, essa é uma ótima opção... Mas acho que não rola fazer de véspera... Então é melhor escolher outra. Tem que ser prático, também. Nada de muito trique-trique. Uma quiche de mostarda Dijon com queijo e sementes de papoula. Perfeito! Já fiz e foi super aprovada, e nenhum dos convivas experimentou ainda... Acho que vão gostar! Mas não é de comer com a mão... Eu já disse que além de desorganizada sou inconstante? Indecisa? Ah, mas não tem aquelas dois conjuntinhos de pratos de sobremesa transparentes? As entradinhas podem ser comidas neles... Ok, a quiche volta a ser uma ótima idéia!
Affff... Tão vendo? É muita coisa para eu conseguir organizar!!!! Pelo menos já fiz aqui ao lado uma listinha com as coisas de que não posso esquecer... Isso onclui os guardanapos, a lavagem dos talheres "de festa", passar a toalha branca no ferro, separar jogo de toalhas festivo para o banheiro social, comprar coisas faltantes... Vamos ver o que danado eu resolvo daqui para sábado. E aguardem as fotos na segunda...